Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Festival de Ciranda de Manacapuru promete animar visitantes

Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional realizam últimos preparativos para o Festival de Cirandas, nos dias 28, 29 e 30

Alegorias sendo confeccionadas no galpão da Ciranda Guerreiros Mura, a atual campeão do festival de Manacapuru

Alegorias sendo confeccionadas no galpão da Ciranda Guerreiros Mura, a atual campeão do festival de Manacapuru (J. Renato Queiroz)

A preparação para 18º Festival de Cirandas de Manacapuru (a 84 quilometros de Manaus)está a todo vapor e os cirandeiros vivem a expectativa para o início da festa, considerada a segunda maior comemoração folclórica do Amazonas.

Nos galpões, as cirandas Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada estão com quase tudo pronto para receber os torcedores nos dias 29, 30, 31 de agosto, no Centro de Convenções Parque do Ingá, o Cirandódromo.

Com o tema “Bravos índios Mura: Das lutas à vitória, a consagração dos guerreiros cirandeiros”, a Guerreiros Mura vem em busca do bi campeonato e pretende mostrar a história da tribo que dá nome à agremiação. Segundo o vice-presidente da Guerreiros Mura, Gamaniel Pinheiro, os espectadores vão acompanhar a rivalidade entre as tribos Mura e Mundurucu. Ainda segundo ele, as surpresas da apresentação ficam por conta do cordão de cirandeiros e as alegorias. “Nós não podemos contar muito, mas o público pode esperar um espetáculo grandioso”, disse o vice-presidente.

Primeira a se apresentar, na noite do dia 29, a Ciranda Tradicional vai levar o público para dentro dos contos de fada. O tema “Sonhos Sonhados, Manacapuru Festival Encantado” vai apresentar personagens da literatura mundial infantil, como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Peter Pan, travando batalhas em uma floresta encantada onde o amor e o ódio se escondem.

De acordo com o vice-presidente e diretor-artistico da Tradicional, Ailson Amorim, o público pode esperar um espetáculo completamente diferente de tudo que já foi apresentado pela ciranda. “Posso adiantar que nas alegorias acontecerão musicais e esse será um dos melhores momentos da apresentação”, acrescentou Ailson.

Na segunda noite de festival, a Flor Matizada chegará com o tema “Rio Amazonas, o roteiro da vida silvestre”. Segundo o presidente da agremiação, Alexandre Queiroz, a Matizada vai levar para o Parque do Ingá uma demonstração da força dos rios da Amazônia. Alexandre explica que o tema foi escolhido em novembro do ano passado e desde lá todos estão trabalhando para fazer a melhor apresentação, contando desde onde nasce o rio, passando pelas lendas amazônicas e o grande encontro dos rio Negro e Solimões. “A partir desse tema estamos também mostrando a importância da preservação”, disse Alexandre Queiroz.

Prefeito estima público em 60 mil

Durante as três noites de apresentação do 18º Festival de Cirandas de Manacapuru são aguardadas mais de 60 mil pessoas, segundo o prefeito do municipio Jaziel Alencar.

De acordo com ele, depois da construção da ponte Rio Negro o público do festival tem crescido a cada ano, pois as pessoas conseguem ir e voltar a Manaus no mesmo dia.

Ainda de acordo com o prefeito, a cidade está preparada para receber os visitantes, os hoteis estão com todas as reservas esgotadas e os shows das atrações nacionais - Dudu Nobre, Anita e Maria Cecilia e Rodolfo - confirmados. Além disso, a cidade recebeu iluminação, limpeza e ações de no trânsito.

O prefeito lembra também que, a pedido da prefeitura, o Governo do Estado está realizando uma operação de tapa buracos na rodovia Manoel Urbano (AM-070) . “As pessoas que vierem ao municipio prestigiar nossa festa podem ter certeza que vão ter segurança para brincar durante as três noites”, disse o prefeito .

RCC faz transmissão                                                                                             

Novamente a Rede Calderaro de Comunicação vai transmitir os três dias de Festival de Cirandas de Manacapuru pela Rede TV. Equipes da emissora já estão no município, produzindo matérias sobre a preparação da festa.