Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Iapes oferece atendimento gratuito de pilates para mulheres mastectomizadas

O atendimento será feito por fisioterapeutas e estudantes que participam do curso de Pilates que será realizado pelo Iapes, no dias 25, 26 e 27 de abril

O atendimento será feito por fisioterapeutas e estudantes que participam do curso de Pilates que será realizado pelo Iapes, no dias 25, 26 e 27 de abril

O atendimento será feito por fisioterapeutas e estudantes que participam do curso de Pilates que será realizado pelo Iapes, no dias 25, 26 e 27 de abril (Divulgação)

O Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) em parceria com o  Grupo de Apoio às mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), estará oferecendo, em Manaus, atendimento gratuito de Pilates para mulheres mastectomizadas, aquelas que precisaram tirar parte ou um dos seios por conta do tratamento contra o câncer de mama.

O atendimento será feito por fisioterapeutas e estudantes que participam do curso de Pilates que será realizado pelo Iapes, no dias 25, 26 e 27 de abril, no Personalité Pilates, no Vieiralves em Manaus, ministrado pelo professor Bruno Stanislau, de Goiás, especialista na área.

Segundo o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, as mulheres serão convidadas pelo Grupo de Apoio Às Mulheres Mastectomizadas. Ele destaca que para as mulheres acometidas pelo câncer de mama e submetidas a cirurgia para retirada do tumor, a reabilitação física é primordial para minimizar os efeitos da cirurgia, promover a independência funcional e melhorar a qualidade de vida.

Ele explica que a mulher submetida ao tratamento cirúrgico do câncer de mama terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço.  Por isso, para elas, a fisioterapia é fundamental.
 
“Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal. Nesse sentido, das técnicas do pilates ajudam a mulher a enfrentar as mudanças causadas pela retirada do seio”, disse.

Daniel Xavier destaca que o Pilates possui em sua composição elementos que auxiliam na recuperação física da paciente, além de outros componentes terapêuticos. "Será uma grande troca de experiência, tanto para os alunos que estão aprendendo mais sobre o pilates como para as mulheres, que estão nesse fase de recuperação", destacou.

O método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). Os exercícios que aparentemente são suaves proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, melhorando a respiração, diminuindo o stress, desenvolvendo a consciência e o equilíbrio corporal, melhora ainda a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona também relaxamento.

Curso de Pilates

O curso de Pilates oferecido pelo Iapes serão três módulos: o primeiro em abril, o segundo nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, e  terceiro módulo dias 25,26 e 27 de julho. A programação será realizada em 200h/aulas, dividido em três módulos de ensino teórico (100h) e por estágio obrigatório (100h)..

Ele destaca que o pilates é uma das áreas da fisioterapia  com maior procura de pacientes, por conta dos benefícios conquistados nos últimos anos. “Em Manaus, a demanda é crescente, mas ainda temos poucos profissionais especializados nos métodos. Quem está procurando formação agora, com certeza, estará à frente dos demais profissionais”, disse Xavier.
 
Os interessados no curso devem procurar a sede do IAPES, na rua Berlim,12, 3º Andar, Conj. Campos Elíseos, Planalto. Mais informações entrar em contatos nos telefones (92) 3238 2563/ 8425 6441ou pelo site: http://www.fisioterapiamanaus.com.br

*Com informações de assessoria de comunicação.