Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Oscar 2014 consagra ‘Gravidade’ e ‘12 Anos de Escravidão’

Em noite repleta de concorrentes fortes, a surpresa ficou com a derrota histórica de ‘Trapaça’, que foi indicado a dez prêmios, mas não levou nenhum; relembre agora os vencedores

‘12 Anos de Escravidão’ ganhou o Oscar de Melhor Filme

‘12 Anos de Escravidão’ ganhou o Oscar de Melhor Filme (Reprodução/Internet)

Numa das edições mais equilibradas dos últimos anos, o prêmio anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o famoso Oscar, teve margem limitada para surpresas.

O que não quer dizer que elas não existiram – a derrota fragorosa de “Trapaça”, comédia dramática de David O. Russell que foi indicada a dez prêmios, incluindo os quatro principais (Ator, Atriz, Diretor e Filme), mas não levou nenhum, foi a principal delas.

Isso mesmo, você não leu errado. Numa decisão histórica dos votantes, o filme mais indicado da noite, ao lado de “Gravidade”, saiu de mãos vazias. Melhor para seus dois rivais diretos, a ficção científica do diretor Alfonso Cuarón e o drama “12 Anos de Escravidão”, do diretor Steve McQueen (9 indicações e 3 prêmios).

Considerado o menos cotado (na parte artística) dos três, “Gravidade” foi o grande vencedor, levando quase todas as categorias técnicas, mas também uma categoria artística importante: Melhor Diretor para o mexicano Cuarón, que agora torna-se o primeiro latino-americano a receber tal láurea. Outro estrangeiro consagrado foi o italiano Paolo Sorrentino, diretor de “A Grande Beleza”, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e verdadeiro “papa-prêmios” nas cerimônias de cinema dos últimos meses.

“Tropeça”

Dentre os outros destaques da noite, a apresentação segura e divertida de Ellen DeGeneres trouxe espontaneidade a um evento certinho. A cena da distribuição de pizza entre as estrelas certamente foi uma das mais engraçadas do Oscar nos últimos anos, assim como o selfie tirado por Bradley Cooper (“Trapaça”), que em segundos tornou-se a foto mais retweetada da história da internet. E o que parecia impossível aconteceu: Jennifer Lawrence (“Trapaça”), que havia tropeçado na escada em plena cerimônia no ano passado, sofreu mais uma queda, desta vez no tapete vermelho. Internautas bem-humorados já batizaram seu filme como “Tropeça”.

Das apresentações musicais, a melhor foi a de Pharrell Williams, que cantou o tema do filme “Meu Malvado Favorito 2” (Happy) e fez a atriz mexicana Lupita Nyong’o (“12 Anos...”) se levantar da poltrona. A bela atriz, que ganhou o prêmio de Coadjuvante, também fez o discurso mais emocionado da cerimônia, enquanto sua contraparte masculina, Jared Leto (“Clube de Compras Dallas”), dedicou a estatueta às vítimas da Aids.

Por fim, na última premiação da noite, foi a vez de um antigo astro ser reconhecido pela Academia, embora não na função que o tornou famoso: Brad Pitt, o produtor de “12 Anos de Escravidão”, recebeu o Oscar de Melhor Filme (que sempre é dado aos produtores), e agora, com duas décadas de carreira, pode enfim dizer que também levou o seu.

Vale lembrar também que, dos indicados a Melhor Filme, quatro continuam sem previsão de estrear em Manaus: “12 Anos de Escravidão”, “Ela”, “Nebraska” e “Philomena”. Todos já foram lançados comercialmente em outros estados do Brasil.

Relembre agora os vencedores das principais categorias:

Filme
“12 Anos de Escravidão”

Diretor
Alfonso Cuarón, de “Gravidade”

Ator
Matthew McConaughey, de “Clube de Compras Dallas”

Atriz
Cate Blanchett, de “Blue Jasmine”

Ator Coadjuvante

Jared Leto, de “Clube de Compras Dallas”

Atriz coadjuvante

Lupita Nyong’o, de "12  Anos de Escravidão”

Animação
“Frozen: Uma Aventura Congelante”

Roteiro adaptado

“12 Anos de Escravidão”

Roteiro original

“Ela”

Filme estrangeiro

“A Grande Beleza”

Documentário em longa-metragem

“20 Feet from Stardom”

Trilha sonora original

Steven Price, de “Gravidade”

Canção original

“Let it Go”, de “Frozen: Uma Aventura Congelante” – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (música e letra)

Fotografia

“Gravidade”

Edição

“Gravidade”

Efeitos visuais

“Gravidade”