Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Publicitários explicam nova modalidade de “aluguel” de obras de arte

Negócio que já é tendência no exterior, Thaís Marin e Leo Macias gerenciam uma galeria privada em São Paulo que oferece o serviço recém-chegado no Brasil

Segundo Thais, em um aluguel de um mês, os clientes e apreciadores pagam cerca de 10% do valor total da peça

Segundo Thais, em um aluguel de um mês, os clientes e apreciadores pagam cerca de 10% do valor total da peça (Divulgação)

O edifício de número 463 da rua José Maria Lisboa, nos Jardins, em São Paulo, abriga um conceito inovador em espaço dedicado à comercialização de obras de arte produzidas por novos talentos de dentro e fora do Brasil. Com projeto assinado por Fabio Matiolli, a apArt Private Gallery divide um espaço de 350m² com os móveis do casal de publicitários Thais Marin e Leo Macias, que resolveram transformar a nova casa em galeria de arte. A diferença é que, antes de comprar as peças, os visitantes e clientes podem alugá-las por um tempo pré-definido.

“Hoje a arte é algo aspiracional e às vezes inacessível: nem sempre quem tem bom gosto tem oportunidade de ter uma obra em casa”, explica Thais. “Vimos no exterior que algumas galerias costumam alugar obras para quem quer redecorar a casa ou prepará-la para uma festa ou evento. Ao mesmo tempo, é a chance de a pessoa ‘namorar’ a obra por algum tempo, e quem sabe comprá-la quando o contrato terminar”.

Leo Macias exibiu suas criações na série "Nas Nuvens"

Segundo Thais, em um aluguel de um mês, os clientes e apreciadores pagam cerca de 10% do valor total da peça. “Já temos até colecionadores alugando conosco, e muita gente que não era está começando a sua coleção agora com a apArt”, acrescenta. “É uma nova forma de se relacionar com o mercado da arte. Diferente de outras galerias, não representamos nenhum artista, então basta nos procurar que damos a oportunidade”.

Agenda cheia

Responsável pelo empreendimento, Thais conta que a ideia não era simplesmente fazer uma exposição no apartamento. “A inspiração veio do colecionador Christian Boros, que mora em um bunker, em Berlim, e colocou todo o acervo dele lá. Resolvemos fazer a mesma coisa, mas abrindo para visitas e vernissages”, conta ela. Ao mesmo tempo, Leo Macias também é artista plástico e sentia necessidade de um espaço para expor. “Temos mostras agendadas até julho”, acrescenta Thais.

Visitas personalizadas

Outro foco da galeria são as peças de design de marcas como Alessi e irmãos Campana que, apesar de não serem exclusivas, também podem ser alugadas. De acordo com a publicitária, as obras são do acervo próprio do casal e também de artistas parceiros que resolveram aderir à ideia.

Organizadas de forma privê e personalizada, as visitas devem ser pré-agendadas pelo e-mail ap.art@hotmail.com. No espaço, também é possível participar de encontros com os artistas, além de lançamentos de livros e shows.