Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Registro de show memorável celebra os 30 anos de Paralamas do Sucesso

O material chega às lojas em CD e DVD, reunindo 28 faixas de sucessos deles e algumas regravações de canções queridas

Registro de show memorável celebra os 30 anos de Paralamas do Sucesso

Registro de show memorável celebra os 30 anos de Paralamas do Sucesso (Divulgação)

Os Paralamas do Sucesso carregam consigo dois elementos fundamentais: talento e sorte. Essa combinação foi primordial para a manutenção de uma carreira bem-sucedida de 30 anos recém-completados. O fato de fazerem parte do olimpo do rock brasileiro, aliado à chegada de um aniversário com um número redondo não poderia passar em branco - a banda lança, em comemoração, “Paralamas do Sucesso 30 anos”, registro de um show realizado no dia 26/10/2013 no Rio de Janeiro.

O material chega às lojas em CD e DVD, reunindo 28 faixas de sucessos deles e algumas regravações de canções queridas. O repertório segue um roteiro bem pensado, de forma a colocar em perspectiva a produção acumulada ao longo das três décadas de estrada. “Criamos uma sequência interessante dentro um tempo razoável. Temos a  ideia de que um bom show não pode ter mais de 2h, principalmente quando você já tem um repertório pregresso muito conhecido. E não queríamos apenas uma desculpa só para tocar um monte de músicas”, disse o baterista João Barone em entrevista ao BEM VIVER.

O registro foi feito durante uma das apresentações da turnê de 30 anos da banda (que inclusive passou por Manaus ano passado), com o diferencial de uma produção exclusiva montada no Citibank Hall, na capital carioca. No palco atrás dos integrantes há um telão que passa, em velocidade rápida, imagens de toda a história dos Paralamas. Em meio a canções que embalaram a vida de milhões de brasileiros, ainda houve espaço para homenagens a  Tim Maia, Legião, Lulu Santos, The Police, etc. Uma prática que o grupo havia suspendido por um tempo.

“Antigamente a gente roubava música de um monte de gente para fazer o nosso repertório”, brinca o baterista. “É uma receita que a gente aplicava bastante em nossos shows e voltamos recentemente a usar isso de uma maneira mais pontual”.

Fórmula mágica?

A magia do sucesso dos Paralamas do Sucesso se reflete em diversos aspectos. A sonoridade mudou desde o início da carreira, porém, continua agradando. O público está sempre se renovando, e ano após ano, uma nova geração descobre a banda e encanta-se com sua genialidade. Os integrantes - Barone, Herbert Vianna e Bi Ribeiro - são os mesmos também há 30 anos. Como isso tudo pode dar certo em um cenário musical permeado por mudanças do dia pra noite, pirataria, talentos fugazes? Nem mesmo João Barone tem uma explicação palpável para oferecer. Seria sorte?

“Não temos segredos. Não nos pautamos pelo racional, não dá pra explicar na prática”, disse.  “Fomos encontrando a mão desse relacionamento ao longo desse tempo todo juntos. Não significa que a gente nunca discuta ou brigue, pelo contrário, temos nossas diferenças e até isso às vezes é positivo. A gente talvez se sinta tão realizado tocando que o resto vira consequência”, citou, evidenciando o esforço conjunto como talvez a única fórmula mágica para tanto sucesso.

Material inédito

O lançamento do CD e DVD dos 30 anos deve pautar o formato dos shows vindouros dos Paralamas até a próxima novidade. E esta não está de todo longe:  Barone adianta que em breve deve sair um material digno de colecionador.

“Vamos lançar uma caixinha com a nossa discografia completa e ainda algumas coisas raras e inéditas. Quando a  gente tiver o repertório configurado, isso vai sair”, contou, sem querer precisar uma data para o lançamento. Essa, na verdade, é uma postura adquirida ao longo de tantos anos de estrada - correr da afobação. “Acho que você pode transitar de maneira mais tranquila quando você realmente tem algo a dizer. Quando você é mais jovem, quer resolver o problemas do mundo pra ontem. Estamos mais velhos, mais maduros. Mas não estamos cansados”.

Destaque

A cena rock brasileira atual anda promissora para João Barone. O baterista disse que Os Paralamas do Sucesso simpatizam com o som de artistas como Marcelo Janeci, Lucas Santtana e Pitty.

Discografia

Paralamas 30 anos

1 Vulcão Dub

2 Alagados

3  Bora-bora

4  Patrulha noturna / Cinema Mudo / Ska

5  Selvagem

6   O Calibre

7 Mensagem de amor

8 Cuide bem do seu amor

9  De perto

10  Busca vida

11  Me liga / Como uma onda

12   Saber amar / Romance ideal

13  Quase um segundo

14   Meu erro

15   Óculos

16   Lanterna dos afogados

17   Na pista / Meu sonho

18  Ela disse adeus

19   Você

20   A novidade

21   Melô do marinheiro

22  Uma brasileira

23   O beco

24   Lourinha bombril

25   Aonde quer que eu vá

26   Caleidoscópio

27   Vital e sua moto / Don’t stand so close to me / Every breath you take

28  Que país é esse