Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sucos integrais aliam praticidade e saúde

Veja dicas e aprenda a identificar as bebidas e conheça os benefícios dos integrais

Sucos integrais aliam praticidade e saúde

Sucos integrais aliam praticidade e saúde (Reprodução/Internet)

Os supermercados oferecem inúmeras opções de bebidas à base de frutas, mas apesar dos produtos informarem no rótulo a classificação, poucas pessoas entendem de fato o que elas significam.

De acordo com a nutricionista, Carolina Godoy, da Equilibrium Consultoria, as diferenças entre as bebidas estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto.

Os sucos devem atender a uma legislação específica. No Brasil, a regulamentação na área de alimentos é regida pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Confira abaixo as definições de cada uma das bebidas:

Sucos integrais - Também chamados de 100%, os integrais são fabricados exclusivamente com fruta, e não contém adição de açúcares, nem conservantes ou corantes.

Néctares - São bebidas que contém menor quantidade de suco natural, cerca de 30% de suco original da fruta. Além disso, esse tipo de produto pode conter conservantes, corantes e outros aditivos químicos.

 Refrescos - Tem uma quantidade ainda menor de suco, abaixo de 25%.

 Entre as opções, os sucos integrais são os mais completos em relação aos valores nutricionais.  “Os sucos integrais contêm apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais, não possuem aromatizantes ou corantes artificiais, bem como adição de açúcar. Atualmente é possível encontrar no mercado boas opções de suco 100% fruta em embalagem de caixinha, já pronto para o consumo. São, portanto, uma alternativa prática e saudável para o dia a dia”, explica Carolina.

*Com informações de assessoria.