Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Tampa é uma boa opção para quem quer ‘fugir’ de Miami e Orlando

A uma hora e meia dos parques da Disney, a cidade chama a atenção pela sua rica história e opções de passeios

A uma hora e meia dos parques da Disney, a cidade chama a atenção pela sua rica história e opções de passeios

A uma hora e meia dos parques da Disney, a cidade chama a atenção pela sua rica história e opções de passeios (Divulgação/Robert La Follette)

Quando se fala em Flórida, as primeiras coisas que vêm automaticamente à cabeça são duas: Mickey Mouse e, claro, no caso dos brasileiros, compras. Entretanto, longe das influências latino-americanas, shoppings e parques de diversões que incendeiam cidades como Miami e Orlando - destinos favoritos do turistas -, encontra-se Tampa, uma cidade repleta de museus, paisagens de tirar o fôlego e muita história.

Localizada na costa oeste do estado norte-americano, a capital foi fundada em 1823, quando quatro companhias do Exército se estabeleceram em Fort Brooke (onde atualmente se encontra o Tampa Convention Center) para proteger a Flórida de possíveis ataques. Resquícios dessa história inicial do local podem ser conferidos no Downtown - área que reúne parte importante da economia da cidade.

Lá, chama a atenção a arquitetura neo-islâmica de alguns dos seus prédios, principalmente as seis torres que indicam a Universidade de Tampa. Nelas, é possível analisar cúpulas que muito se assemelham à torre de uma mesquita. A construção do local é assinada por Henry B. Plant, magnata do setor ferroviário nos EUA na segunda metade do século XIX.

Arte contemporânea

No lado oposto da instituição, separado pelo Rio Hillsborough - responsável por cortar boa parte de Tampa -, está o Tampa Museum of Art, um espaço que reúne tanto peças da Antiguidade como trabalhos mais contemporâneos. O prédio, inaugurado há cerca de 4 anos, recebeu também um jogo de iluminação do conceituado artista Leo Villareal. Com 45 metros de altura e 300 de comprimento, as luzes de LED programáveis são acendidas todas as noites e criam um visual totalmente inovador e exuberante ao museu.

Copa Airlines

A Copa Airlines iniciou no último dia 16 de dezembro um voo direto, quatro vezes por semana, entre o Aeroporto Internacional de Tampa e o Centro de Conexões das Américas no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, com conexões para toda a América Latina. Tampa é o nono destino da companhia aérea nos Estados Unidos e o destino de número 66 em sua rede de rotas. O novo voo beneficia passageiros de sete capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Compras

Diferente de Orlando, Tampa não possui outlets. No entanto, os “ratos de shopping” ficarão bastante satisfeitos com o International Plaza & Bay Street. O complexo apresenta mais de 200 lojas, entre elas marcas mundialmente famosas como Zara, Louis Vuitton, Gucci, Apple, Neiman Marcus, Nordstrom, Dillard’s e Tiffany & Co.

Café com literatura

Construído no final dos anos 1800 como um estábulo, o Oxford Exchange é o lugar ideal para os amantes da boa gastronomia e literatura. Dividido em vários ambientes (livraria, café, restaurante e etc.), ele chama a atenção pela sua decoração, que une elementos antigos de alvenaria a criação de clarabóias e teto de vidro. O local ilustra muito bem o que é Tampa: o encontro do velho, da história, com o atual, o moderno.

Vida marinha

Com cerca de 20 mil animais e plantas naturais do Estado, o Florida Aquarium reúne desde lêmures (bicho conhecido pela animação “Madagascar”) a baratas. Sua atração principal é o tanque dos grandes animais marinhos como tubarões, tartarugas e arraias - o visitante pode, inclusive, nadar com os temidos predadores. O aquário realiza ainda passeios de barco pela Baía de Tampa para observar golfinhos.

Bairro latino

Semelhante a Bourbon Street de Nova Orleans, o Ybor City chama a atenção por sua riquíssima história. Foi lá, em 1880, que cubanos, italianos, espanhóis e judeus fundaram um dos lugares mais diversificados dos Estados Unidos. Para visualizar essa fusão, vale conferir o restaurante Columbia Café, o mais conhecido do oeste da Flórida. O local é dividido em vários salões, sendo que, cada um, representa uma cultura diferente. Seu prato mais famoso é o sanduíche cubano, que mistura salame, presunto, pernil e queijo suíço.

Montanha-russa

Um dos principais pontos turísticos em Tampa, o Busch Gardens Africa é um parque de diversão que conta com mais de 2 mil animais espalhados em paisagens e ambientes tipicamente africanos - um dos passeios do local, inclusive, consiste num safári onde é possível tocar uma girafa. Além do “jeitão” de zoológico, o parque também é conhecido por suas famosas montanhas russas, shows e restaurantes.