Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Unicine abre inscrições para 4° edição do festival

 Universitários atuantes na área do audiovisual podem se inscrever nas categorias competitivas a partir do dia 10 

Priscila Horta e Abrahim Baze Jr convidam os universitários a conferir a programação do Unicine a partir do dia 10

Priscila Horta e Abrahim Baze Jr convidam os universitários a conferir a programação do Unicine a partir do dia 10 (Winnetou Almeida)

Os universitários atuantes na área audiovisual, interessados em adquirir conhecimentos e divulgar suas produções devem ficar atentos: no próximo dia 10 será divulgado no site da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) o edital do Festival Universitário de Cinema de Fotografia (Unicine). Marcado oficialmente para acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), o evento já está em sua quarta edição e traz programação intensa, sempre visando estimular o intercâmbio entre os jovens amantes da fotografia e da sétima arte e suas respectivas apostas.

Além da avaliação das produções inscritas, o Unicine terá oficinas de roteiro, produção, direção e fotografia; além de workshops de elaboração de projetos culturais, direção cênica e animação. Dentre os palestrantes convidados está José Zamith, o qual coordena a escola de fotografia Fazz Art.

O coordenador do Curso de Audiovisual da UEA e criador do Unicine em Manaus, Abrahim Baze Jr explica a importância da participação dos universitários, pois os estimula a romper os limites das salas de aula.

“Estamos abrindo para eles a porta de exibição. Acredito que isso seja o mais difícil hoje para quem ainda está na faculdade. Exibir o seu projeto, fazer ele sair da sala de aula, da mão do professor e transformá-lo numa veia pública, num portfólio de mercado”, explica. Baze também faz questão de ressaltar que a abrangência do Unicine é nacional, aumentando ainda mais a importância da oportunidade. “A experiência de participar de um festival deste e poder conversar com outros universitários na mesma linguagem, sobre as mesmas dificuldades engrandece demais o aluno”. E não fica por aí: a partir da próxima edição, o Unicine deve englobar universidades de toda a América Latina.

Interesse coletivo

Aluna do terceiro período do curso de Produção Audiovisual da UEA, Priscila Horta é uma das mais envolvidas no Unicine. Ela explica que desde já o evento está causando bastante burburinho entre seus colegas de classe.

“Os alunos estão motivados a participar, pois é importante estar dentro do festival para entender como funcionam as oficinas, para perceber dificuldades, conhecer os curadores e também competir. Dentre meus colegas de turma tem gente querendo pegar roteiros que estavam na gaveta, produzir agora para participar. Cria um interesse maior. Mexeu bastante com a turma”, disse.

Destaque

Durante os dias do evento acontece também o lançamento da Baze Cultural, empresa experimental de Abrahim Baze Jr que visa auxiliar os jovens na produção de filmes, oficinas, palestras, elaboração de projetos culturais e tudo que envolve auxílio para a concretização da criatividade universitária na área de audiovisual. Inclusive, 60% da mão de obra da empresa é formada por universitários.

Saiba mais

Oficinas, workshops e competição de talentos universitários

Como mesmo diz o nome de batismo, o Festival Universitário de Cinema de Fotografia é voltado para os universitários. Mas vale frisar que não são apenas os que cursam audiovisual: alunos de outros cursos com produção na área podem participar.