Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cabelos loiros esverdeados após a piscina: o que fazer?

Produtos químicos utilizados na manutenção da água da piscina podem agredir e esverdear os fios. O sol em excesso também é inimigo das madeixas, pois – em excesso - queima e desidrata

Aprenda como enfrentar os dias de cabelo ruim

Após aplicar o shampoo antirresíduos, o ideal é manter o cabelo hidratado e protegido até que o tom esverdeado saia naturalmente (Reprodução)

No verão, homens e mulheres que mantêm suas madeixas loiras devem ficar atentos aos danos que o excesso de sol e de água da piscina podem trazer à saúde dos cabelos. Segundo Hélio Merli, cabeleireiro e responsável técnico da Merli Cosméticos, os cabelos loiros tendem a ficar com uma coloração esverdeada após horas de exposição à água da piscina, que geralmente é tratada com o sulfato de cobre e cloro.

“Nenhuma cor de cabelo está livre do ‘esverdeamento’ ou ressecamento, a diferença é que os cabelos loiros passam por descoloração ou pelo uso de tinta, por isso possuem as cutículas abertas, o que torna mais fácil a entrada dessas substâncias e a consequente pigmentação do fio”, explica.


Além da mudança na coloração dos fios, Hélio expõe que outro problema comum no verão é a queima e o ressecamento dos fios, que ocorre pela intensidade dos raios ultravioletas. “Os raios atuam diretamente na fibra capilar, deixando os fios frágeis e separando as células que formam a cutícula do fio, fazendo que eles desidratem, fiquem quebradiços e opacos”, aponta o profissional.


Como prevenir


O profissional explica que para evitar a coloração indesejada, existem no mercado vários produtos para proteção dos fios contra a química da piscina e protetores solares específicos para o cabelo. “Leave-ins sem enxágue são os mais indicados para a proteção capilar, principalmente os que contêm óleos naturais que auxiliam na hidratação, proteção térmica, UVA e UVB”, orienta Hélio.

   
Cuidados pós-piscina


Nos casos de cabelos que não foram tratados antes do contato com a água e o sol e o resultado foi a coloração verde, a dica de Hélio é o uso de um shampoo antirresíduos aplicado nos fios, na primeira lavagem após o banho de piscina. “Aplicar tintura nos fios na tentativa de voltar a cor que deseja pode ser desastroso, pois os fios podem ficar manchados.  Após aplicar o shampoo antirresíduos, o ideal é manter o cabelo hidratado e protegido até que o tom esverdeado saia naturalmente”, finaliza o cabelereiro.