Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Dieta vegetariana é a melhor escolha para as crianças?

Especialista Karin Honorato, listou os prós e contras de uma alimentação sem carne para a saúde dos pequenos. É preciso, por exemplo, ficar atento aos riscos de deficiência nutricional

Período de férias deve ser alerta para os pais, segundo especialista

Uma dieta vegetariana ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e colesterol, isso porque a dieta contêm baixa quantidade de gordura saturada e grandes quantidades de antioxidantes (Reprodução/Internet)

Ser vegetariano é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 8% da população brasileira declara-se vegetariana. Mas, e quando os pais decidem passar esse tipo de alimentação para os filhos?

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação vegetariana é compatível com boa saúde, porém, nas crianças existem riscos de deficiências nutricionais. Como os alimentos vegetais possuem baixa densidade energética (alto conteúdo de fibras e baixo teor de gorduras) e são inadequados em vitaminas D e B12, pequenas ingestões, já que crianças costumam comer pouco a cada refeição, podem acarretar problemas.

A dra. Karin Honorato que é nutricionista e consultora da empresa Netfarma explica quais são os prós e contras de cortar carnes da alimentação dos pequenos.

Contras

Segundo a especialista, quanto mais jovem for a criança, mais nutrientes ela precisa e os vegetais – por serem pouco calóricos – podem deixar a dieta mais carente, mas se a alimentação for bem acompanhada, variada e nas quantidades ideais, não tem problema nenhum a criança ser vegetariana.

“Existem aminoácidos que são encontrados somente na carne vermelha. E uma dieta sem carne pode acarretar falta de B12 no organismo que está fortemente envolvida na formação do sangue e nas funções cerebrais. Sua deficiência geralmente resulta em anemia e, em casos extremos, danos irreversíveis ao cérebro.”, mas se a dieta for adequada, a absorção dos nutrientes é ainda melhor nos vegetarianos e sua saúde pode ser até mais ideal , diz a nutricionista.

Prós

Por se tratar de alimentos que contém menos calorias, a digestão das refeições são mais rápidas e fáceis, explica a especialista. Uma dieta vegetariana ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e colesterol, isso porque a dieta contêm baixa quantidade de gordura saturada e grandes quantidades de antioxidantes. “Se bem planejada, o valor nutricional desta dieta é maior do que a dieta dos onívoros”, aponta.

Porém, ela faz uma ressalva importante. “Se for acordado pela dieta vegetariana, o aconselhado é realizar acompanhamento do pediatra e nutricionista para a verificar se os níveis de proteínas, minerais e principalmente de ferro estão normais.”

*Com informações da assessoria de imprensa da Netfarma