Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

O universo curioso do vintage e do retrô

A peça retrô é uma releitura, ou seja, uma peça nova inspirada em outra antiga

O retrô é uma releitura inspirada em outra peça antiga. É importante não exagerar no número de peças

No retrô, é importante não exagerar no número de peças (Reprodução)

As peças vintage e retrô estão na moda e cada vez mais são ótimas opções para deixar o espaço de sua casa ainda mais aconchegante, com estilo, requinte e graça. No entanto, há pessoas que ainda sentem dificuldade na hora de usar algumas dessas peças na decoração, seja ela vintage ou retrô.

Primeiro, antes de decorar o espaço, é importante saber a diferença entre os termos.  Para que uma peça de roupa ou artigo de decoração seja considerado vintage precisa ter pelo menos 20 anos – não pode ter sofrido nenhum tipo de alteração ou transformação. A peça retrô é uma releitura, ou seja, uma peça nova inspirada em outra antiga.

“O retrô chama mais atenção, o vintage é mais neutro e combina com mais coisas. Tem que ter cuidado com a utilização das peças. É importante chamar um profissional para saber como combinar, como trabalhar e em qual local ficará melhor”, disse a arquiteta Fabiana Bandeira de Melo.

Ela, que costuma trabalhar com a concepção de eventos, explicou que é importante garimpar para encontrar produtos legais pela cidade, porém suas aquisições são feitas em suma na cidade de São Paulo. Em Manaus, uma boa pedida é o antiquário Refúgio, comandado pelo DJ e empresário Nilson Barbosa. O espaço fica localizado à rua Duque de Caxias, 1.826, próximo da Avenida Boulevard. Lá, impera o estilo vintage, mas há produtos também retrô, como a saudosa jarra em forma de abacaxi, sucesso no seriado “A grande família”.

Além disso, o espaço conta peças da década de 40 a 80. Há máquinas fotográficas, garrafas de refrigerantes antigos, máquina de escrever, gravadores, celular, cadeira de barbeiro, telefones, bonecos, jogos, gramofone, projetor de filme, entre outros. A Imaginarium traz vários produtos retrô, releituras super divertidas e funcionais, assim como também a Hitech Import.

Na Internet, muitos procuram sites como Mercadolivre, Celeiroantiguidades e Movelariacarioca. Confira agora algumas das peças disponíveis nessas lojas e sites.