Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Gestão flexível admite bermuda no ambiente de trabalho

Campanha na internet pede o uso da peça em dias muitos quentes. Empresas de Manaus aderem

O estúdio de Design Caboco também permite o uso de bermudas e camisetas no escritório

O estúdio de Design Caboco também permite o uso de bermudas e camisetas no escritório (Márcio Silva)

O clima tropical do Brasil é famoso em todo o mundo e é considerado um ótimo atrativo para muitos turistas. Para quem vive e trabalha no País, porém, o calor pode incomodar. Afinal de contas, altas temperaturas não encorajam ninguém a vestir uma calça para ir ao trabalho. Só de pensar, já dá calor. No caso das mulheres, saias e vestidos são opções, mas e os homens? Pensando nisso, um grupo de publicitários do Rio de Janeiro lançou, no início do mês, a campanha #BermudaSim.

O movimento questiona com humor se o dress code formal é necessário em cidades em que a temperatura térmica chega a 50°C no verão. O movimento vem ganhando adeptos nas redes sociais e lançou um debate nacional sobre o que é ou não apropriado vestir, e o quanto isso pode influenciar na imagem do profissional e do local onde trabalha.

Manaus

Em Manaus, uma das cidades mais quentes do País, algumas empresas já permitiam o uso da peça antes mesmo da campanha, como é o caso da consultoria de marketing NeoTrends. Para o CEO Arnaldo Rocha, a roupa não influencia no rendimento profissional.

“Muitas vezes, as pessoas possuem receio de ficar em um ambiente um pouco mais informal por pensarem que vai virar uma bagunça e as pessoas vão acabar não fazendo o trabalho. Nós já pensamos que, quanto melhor for o ambiente, mais a pessoa vai querer trabalhar, porque ela vai querer continuar em um ambiente assim e não vai trabalhar por obrigação” ressalta.

O estúdio de Design Studio Caboco também permite o uso de bermudas e camisetas no escritório. Para o designer Bernardo Bulcão, roupas mais leves só ajudam no trabalho. “Algumas pessoas argumentam que não é tão ruim usar roupas mais formais porque o escritório é climatizado, mas esquecem que, até chegar lá, a pessoa já vai estar toda suada. E ninguém trabalha feliz com calor ou todo suado”, argumenta.