Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Colite pode ser tratada com a medicina tradicional chinesa, aponta estudo

A medicina chinesa tem documentado um grande número de sucessos no tratamento da colite ulcerativa com chá de ervas, que podem ser consumidos oralmente como uma bebida funcional

A acupuntura também é indicada por outros profissionais para ajudar no tratamento dos pacientes

A abordagem utilizada neste estudo, que envolveu 62 pacientes com colite ulcerativa crônica (Juca Queiroz)

Uma pesquisa publicada no Clinical Journal of Chinese Medicine apontou que a combinação de acupuntura e ervas chinesas pode melhorar e até curar a colite – uma inflamação do intestino que ocasiona diarreia aguda, afetando o intestino grosso e reto. Com o resultado deste estudo, a medicina tradicional chinesa pode colaborar com o tratamento medicamentoso convencional ocidental, que inclui anti-inflamatórios, imunossupressão e até cirurgia para remoção de partes do intestino.

A abordagem utilizada neste estudo, que envolveu 62 pacientes com colite ulcerativa crônica, foi a de combinar um enema de ervas com acupuntura normal. Para um grupo de controle foi dado apenas a sulfassalazina, um medicamento alopático utilizado no tratamento da colite ulcerativa e na doença de Crohn.

Os pesquisadores descobriram duas constatações importantes. Primeiro, a acupuntura combinada com a fitoterapia (terapia pelas plantas medicinais) teve significativamente melhores resultados para o paciente do que o grupo que usou somente medicamentos. Em segundo lugar, a acupuntura combinada com a fitoterapia raramente teve efeitos colaterais, enquanto o grupo de medicamentos experimentaram efeitos adversos do tratamento com a sulfassalazina.

Segundo o Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 30 anos no Rio de Janeiro e coordenador do Programa de pós-graduação em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Chinesa tem documentado um grande número de sucessos no tratamento da colite ulcerativa com chá de ervas, que podem ser consumidos oralmente como uma bebida funcional.

 “As ações terapêuticas destas fórmulas variam enormemente e um acupunturista licenciado, qualificado e bem treinado em fitoterapia oriental e mesmo ocidental é capaz de determinar a escolha apropriada para a condição específica do paciente, em paralelo ao tratamento de Acupuntura ”, explica Dr. Luna.