Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Todo mundo precisa de um relações públicas!

Guilherme Alf, um dos profissionais de RP mais requisitados do momento, estará em Manaus para dividir experiências

O RP é filho de amazonense e está ansioso para retornar a Manaus

O RP é filho de amazonense e está ansioso para retornar a Manaus (Reprodução/Internet)

Imagine cuidar da imagem de estrelas do porte de Wanessa Camargo e Gaby Amarantos, que viram notícia a cada frase falada ou ida ao shopping. As cantoras, ao lado de demais empresas e personalidades fazem parte da cartilha de clientes do relações públicas (RP) Guilherme Alf, o qual já consegue dominar com maestria as “fogueiras” que precisa apagar ao longo da carreira. Filho de comediante amazonense, Alf conduz com bom humor a palestra “Todo mundo precisa de um RP” amanhã, dia 19, na Universidade Federal do Amazonas, dividindo com o público suas experiências como um dos RPs atualmente mais requisitados do Brasil.

Apesar de formado desde 2006, Alf diz que viveu até 2012 “dentro do armário” – não havia se dado conta da extensão de seu trabalho, até porque, na sua opinião, pouca gente sabe realmente o que faz um RP. “O pessoal acha que os RPs são promoters, fazem festas. Até fazem, mas o RP é, antes de tudo, um profissional estratégico da comunicação. Às vezes o próprio RP não consegue se enxergar assim, maioria sofre do que eu chamo de ‘síndrome do patinho feio’”, conta o profissional em entrevista ao BEM VIVER.

Foi após fazer o vídeo “Todo mundo precisa de um RP” (www.youtube.com/watch?v=4euGgllxJiQ), que o relações públicas ganhou notoriedade nacional. A inserção de cenas de filmes, temas de cultura pop e a linguagem direta usadas acabaram por torná-lo um ícone cool da sua profissão, por isso o convite para palestras em todo o País são muitas. O dia a dia, que já era corrido, ficou ainda mais desafiador após o contrato fechado com Wanessa Camargo e Gaby Amarantos em janeiro.

“Eu me surpreendi com elas, pois elas me ajudam bastante. Meu maior trabalho mesmo foi o tempo que levei para entender que tudo que elas falam tem um impacto enorme. Então precisamos estar sempre atentos a carreira delas”, aponta Alf, que depois deste tempo de convivência com as cantoras, consegue entender bem os desafios de cada uma.

“A Gaby é um superícone brasileiro, todo mundo gosta e olha para ela com bons olhos. Mas pela massiva exposição na mídia, as pessoas a veem como celebridade e pouco como cantora. Estamos tentando mudar essa imagem. Já a Wanessa hoje atua bastante junto ao público GLS, que aliás, é super fiel. Ela irá dar uma parada em breve, pois está grávida, então estamos preparando agora para o início de junho uma comunicação voltada para isso. O intuito é a gente não perder o contato com os fãs dela durante essa parada. Aliás esse é o papel do RP: criar ações e estratégicas para melhor se comunicar com o público de cada um”, explica.

pé no amazonasBoa parte da experiência de Guilherme Alf com show business e organização de eventos vem do seu próprio pai, um amazonense que mora há quase 50 anos em Porto Alegre apelidado de Baiano. “Porque o pessoal confundia o sotaque dele, acabaram apelidando-o assim”, revela o RP. “Comecei a trabalhar com o meu pai quando tinha 14 anos. Viajava com ele, tinha contato com casa noturna, com empresários e aprendi isso tudo muito cedo. Isso foi fundamental para minha formação”.

E o bom humor parece que é hereditário – pelo menos durante “Todo mundo precisa de um RP”, Alf faz questão de usá-lo. “Sou muito brincalhão”, diz. Com essa leveza, o RP garante que consegue levar a cabo sua intenção máxima com a palestra, que em verdade, é bem séria. “Sou um cara fazedor, que tira as ideias do papel. Acredito no poder da transformação. A gente tem que reclamar menos e fazer mais. Ainda tenho muito a aprender e conquistar, mas cheguei até aqui superbem e quero mostrar que não é vergonha fazer RP – temos uma profissão legal, somos multifunções! Então eu quero mexer com as pessoas de Manaus. Quero que saiam da palestra pensando: ‘vou fazer mais, estudar, crescer, fazer o meu negócio’”, diz, cheio de boas expectativas.

Perfil: Guilherme Alf

Origem: Caxias do Sul (RS)
Formação: Relações Públicas pela PUC-RS
Experiência: Ficou em 2º lugar no prêmio nacional “RPs do Brasil” e se tornou sócio-diretor da Publibrand, agência de comunicação RP+Digital que atende clientes como Coca-Cola, Touch Watches, Gerdau, Vera Zaffari Arquitetura, Leandro Damião entre outros.

Serviço

O que é: Palestra “Todo Mundo Precisa de um RP” com Guilherme Alf
Onde: Universidade Federal do Amazonas, auditório do Setor Norte, Faculdade de Estudos Sociais
Quando: Amanhã, às 9h
Quanto: R$ 25Facebook /todomundorp