Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Exposição ‘Gol da Fotografia’ reúne melhores registros da Copa feitos por fotógrafos do AM

O público de Manaus poderá conferir os melhores flashes do Mundial, feitos por fotógrafos do AM em todo o Brasil, a partir do dia 18 de agosto na Galeria Cubo

Idealizador da mostra, o fotógrafo Clovis Miranda se inspirou no exemplo de colegas que conheceu em São Paulo durante a cobertura da Copa

Melhores flashes da Copa do Mundo de 2014, feitos por profissionais do AM, serão reunidos na exposição “Gol da Fotografia”, em Manaus (Edmar Barros/Divulgação )

Se há um legado que não se pode negar que a Copa do Mundo da Fifa no Brasil deixou, são as fotografias. Além dos cliques feitos por torcedores, o Mundial de Futebol ganhou registro pelas lentes de centenas de fotógrafos profissionais do Brasil e do resto do mundo, tanto nos gramados quanto nos bastidores e nas ruas das cidades-sede.

Passado pouco mais de um mês do fim do evento, o público de Manaus poderá conferir um “resumo” desse acervo na exposição “Gol da Fotografia”, que inaugura no dia 18, segunda-feira, às 18h, na Galeria Cubo, reunindo flashes do mundial feitos por fotógrafos do Amazonas em todo o Brasil.

“Gol da Fotografia” terá trabalhos de 25 fotógrafos, dentre profissionais de jornais impressos, de agências de comunicação e independentes. Do staff de A CRÍTICA, participam Clovis Miranda, Bruno Kelly, Márcio Silva, J. Renato Queiroz, Euzivaldo Queiroz, Erica Melo, Lucas Silva, Evandro Seixas e Antonio Lima. Ainda na lista estão Reinaldo Okita, Jair Araújo, Ricardo Oliveira, Alberto César Araújo, Ione Moreno, Alexandre Fonseca, Tácio Melo, Karla Vieira, Alex Pazuello, Raimundo Valentim, Agnaldo Oliveira, Bruno Zanardo, Raphael Alves, Aguilar Abecassis, Edmar Barros e Carlos Navarro. Outros nomes podem ser incluídos até a abertura.

A exibição reunirá um acervo de mais de 500 fotografias, registrando lances dos jogos, a reação da torcida nos estádios e nas ruas, e muito mais. Elas serão exibidas em rodízio, por meio de cinco projetores de 42 polegadas cada, além de um video wall com dimensões de 2 x 3 metros, com apoio da Formato Telões.

Visibilidade

Idealizador da mostra, o fotógrafo Clovis Miranda se inspirou no exemplo de colegas que conheceu em São Paulo durante a cobertura da Copa. “Foram 57 fotógrafos expondo só por um dia, depois da Copa. E fez tanto sucesso que o shopping Iguatemi os convidou a expor lá”, comenta ele, sobre a mostra realizada na capital paulista, no último dia 5.

De volta a Manaus, depois do Mundial, Clovis convidou os colegas a participar da iniciativa. A busca por patrocinadores teve alguma dificuldade, mas entre os que apostaram no projeto estão Bruno Zanardo e Ellen Zanardo, respectivos dono e gerente da Galeria Cubo, no Millennium Shopping. “Na hora eles abraçaram a causa”, diz.

Bruno, que também participa da mostra, destaca a importância de se valorizar o trabalho dos profissionais locais na fotografia. “Temos grandes fotojornalistas, até mais conhecidos lá fora do que aqui”, aponta ele, que é paulista e há um ano atua em Manaus. “É bacana as pessoas virem conhecer os trabalhos dos fotógrafos do Amazonas e que se interessem mais pela fotografia”.

Dividindo experiências

Além da exibição, a agenda da mostra terá uma série de bate-papos com os fotógrafos, sempre a partir das 19h, exceto na noite da abertura. “Vamos contar da nossa experiência de trabalhar na Copa, falar do que foi bom, dos problemas e do que ficou para nós de legado profissional. Tivemos à nossa disposição os melhores equipamentos de fotografia da atualidade, e vamos dividir com o público essa vivência”, comenta Clovis, que é editor de Fotografia de A CRÌTICA e atuou na cobertura de nada menos que nove jogos do Mundial pelo Brasil. “Estou até com dificuldade de selecionar as fotografias. Cada foto é uma história, e dá pena se uma não entra”.

Já Euzivaldo Queiroz preferiu se guiar pelas memórias da cobertura para buscar as fotos diretamente. “Fiz mais de 10 mil fotos, mas tenho na cabeça o que fiz de bacana de torcida, de lances e de gols”, comenta ele, que cita registros de craques como o lusitano Cristiano Ronaldo ou o camaronês Eto’o. Para ele, a exibição e o contato com o público ajudarão a difundir e a valorizar a fotografia local. “É bom para discutir a fotografia hoje no Amazonas, e o público terá a oportunidade de conferir o trabalho da gente”.

A depender do sucesso, a exibição poderá ir mais longe. É a expectativa de Clovis: “Nossa intenção é que não pare nessa semana, mas seguir além”.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS AQUI!!!

Serviço

O que: é Exposição “Gol da Fotografia”

Onde: Galeria Cubo, Millennium Shopping, avenida Djalma Batista, 1.661, Chapada

Quando: Abertura no dia 18, segunda-feira, às 18h. Visitação dos dias 18 a 24 de agosto, das 10h às 22h, de segundo a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos

Quanto: Gratuito