Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Filme 'Uma Aventura Lego' estimula lançamentos e homenagens criativas

A animação transporta para as telonas o universo colorido e desmontável da marca de brinquedos dinamarquesa que é sucesso absoluto entre crianças e adultos

Bloquinhos estão com tudo

Bloquinhos estão com tudo (Divulgação)

A exemplo dos números alcançados nos Estados Unidos e Canadá, o filme “Uma Aventura Lego” lidera o ranking das bilheterias brasileiras pela segunda semana seguida, com um faturamento de mais de R$ 9 milhões no País, deixando o longa “Caçadores de Obras-Primas”, de George Clooney, a ver navios. Dirigida por Phil Lord e Christopher Miller (os mesmos de “Tá Chovendo Hambúrguer”), a animação transporta para as telonas o universo colorido e desmontável da marca de brinquedos dinamarquesa que é sucesso absoluto entre crianças e adultos há pelo menos 50 anos.

Na cola do frisson em torno do filme, uma série de lançamentos oficiais, homenagens criativas feitas por fãs e produtos livremente inspirados nos famosos bloquinhos têm trazido o Lego de volta ao centro das atenções. A decisão da Warner Bros. em fazer uma sequência da animação que está nos cinemas já pode ser vista como um termômetro da atual “legomania”.

Uma novidade que acaba de chegar ao mercado é a versão Lego da família Simpsons, kit que reúne mais de duas mil peças e recria a casa de Homer, Marge, Liza, Bart e Maggie. Com previsão de chegar às lojas físicas do Brasil no mês de julho (ainda sem valor definido), o lançamento vai servir de base para um episódio comemorativo pelos 25 anos da animação.

PRODUTOS ESTILOSOS

A Arca de Noé também ganhou a sua versão Lego, mas dessa vez no papel. Publicado pela editora Nossa Cultura, o livro de Brendan Powell Smith faz parte da coleção “A Bíblia em Blocos” e mostra os detalhes da clássica história do Antigo Testamento, desde a reunião dos casais de animais até a Terra sendo inundada pelas águas.

A tecnologia é outra área alcançada pela influência cultural da marca dinamarquesa. Um exemplo de inspiração é o gadget BricS, caixa de som para smartphones e MP3 players que remetem aos famosos bloquinhos .

CRIATIVOS

Na ala das produções capitaneadas pelos fãs do brinquedo está o curta de animação “Lego Invasion”, desenvolvido pelo especialista em efeitos visuais e videomaker Andrew McMurry. Realizado pela sua produtora independente, com um orçamento milhares de vezes menor do que o filme da Warner Bros., o enredo do vídeo se passa no mundo real e mostra as conseqüências do roubo de uma maleta cheia de peças Lego de ouro. Para assistir ao curta, leia o QRcode ao lado com a câmera do seu smartphone.

Já o fotógrafo britânico Andrew Whyte usou os bonecos num ensaio criativo. A série de mais de 300 fotos retrata as aventuras de um boneco fotógrafo durante um tour por pontos famosos de Londres, como o London Eye. Todos os registros foram feitos com o iPhone de Whyte, da perspectiva do boneco.

O Yahoo! Movies também aproveitou o sucesso de “Uma Aventura Lego” para recriar os pôsteres dos nove filmes indicados à principal categoria do Oscar deste ano. Longas como “Ela” e “Clube de Compras Dallas” ganharam roupagem nova e irreverente graças às minifiguras amarelas. Outra homenagem que ganhou visibilidade na Internet foram as capas de discos icônicos que foram recriadas a partir de peças Lego. Quem assina a releitura é o designer Aaron Savage.