Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Quinta edição do Salão de Artes Plásticas inaugura nesta quinta-feira (08) na ALE-AM

A mostra, que comemora o Dia Nacional do Artista Plástico (8 de maio) é uma iniciativa da Aleam em parceria com a Associação Amazonense dos Artistas Plásticos

Mostra no hall de entrada da Assembleia reúne 27 pinturas, produzidas por 15 artistas locais

Mostra no hall de entrada da Assembleia reúne 27 pinturas, produzidas por 15 artistas locais (Erica Melo)

Até o final deste mês, os visitantes que passarem pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) poderão conhecer um pouco da pintura que se produz hoje em Manaus. O 5º Salão de Artes Plásticas inaugura nesta quinta-feira (08), às 13h, no Hall Homero Miranda Leão, na entrada do edifício principal da casa legislativa. A mostra, que comemora o Dia Nacional do Artista Plástico (8 de maio) é uma iniciativa da Aleam em parceria com a Associação Amazonense dos Artistas Plásticos (Amap).

Em seu quinto ano, o Salão de Artes Plásticas irá reunir 27 pinturas, representando diferentes técnicas e estilos artísticos, do impressionismo ao surreal, do figurativo ao abstrato. As obras são criações de 15 artistas, todos integrantes da Amap. São eles Francimar Barbosa, Augusto Cardoso, Clínio Roosevelt, Denis Maerlant, Ederson Peres, José Carlos, Neleto, Rubens Belém, Sebastião Candido, Luiz Antonio, Elizabeth Grubinger, Rosa dos Anjos, Homero Amazonas, Edi Cardoso e Santo Mário.

“A ideia do Salão é abrir espaço para os artistas plásticos locais. Nestes quatro anos, tivemos uma média de 45 artistas expondo, uma boa margem de gente que teve espaço para mostrar seu trabalho”, destaca Roberto Sá Gomes, coordenador de Cultura da Escola do Legislativo da Aleam.

De sua parte, a Amap reconhece a importância da parceria estabelecida com a casa legislativa. “A Assembleia está de parabéns por essa parceria, que valoriza nossa arte. Até hoje, as secretarias de Cultura do Estado e do município não se manifestaram para celebrar o Dia do Artista Plástico”, assinala José Carlos, presidente da associação, destacando feitos recentes, como a participação da entidade na Mostra Internacional de Artesanato, em Florença, Itália.

Cores e formas

Além de nomes já conhecidos, como Francimar Barbosa ou Homero Amazonas, o Salão terá participantes de primeira viagem, como Sebastião Candido. O artista, em atividade desde 1989, levou para a exibição duas pinturas em estilo impressionista, retratando respectivamente um cavalo árabe e uma onça pintada. Ele demonsta boas expectativas com relação à mostra: “Acredito que vai ser muito bom. Os trabalhos exibem um bom nível, e são trabalhos de artistas conceituados”.

Após a abertura, a mostra poderá ser vista até o dia 30, no horário de funcionamento da Aleam, de segunda a sexta, das 8h às 14h.