Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

No Dia Mundial do Teatro, Selda Vale lança ‘Amazônia em cena – Grupos teatrais em Manaus (1969-2000)’

Obra dos professores Selda Vale da Costa e Ediney Azancoth procura na expressão teatral um novo olhar sobre o povo amazonense

Novo livro encerra trilogia que registra memória do teatro no Amazonas

Novo livro encerra trilogia que registra memória do teatro no Amazonas (Divulgação)

Em Amazônia em cena – Grupos teatrais em Manaus (1969-2000), Selda Vale da Costa e Ediney Azancoth, que será lançado nesta quinta (27), na Livraria Valer, Centro de Manaus, mostram como uma das artes mais antigas pode contar a história de um povo. Para tal efeito, o livro dispõe de relatos dos seus protagonistas, fotos, folhetos e noticiários de periódicos que registram e ilustram o estudo. É por trazer em forma de arquivo uma parte da história do teatro, que este livro permite um olhar sobre a história do povo do Amazonas. 

Com 484 páginas, a obra divide-se em capítulos como “A década de 70: os anos de chumbo”, no qual figuram grupos como o Teatro Jovem de Manaus (Tejoma), Teatro Amazonense Universitário (TAU) e Grupo de Teatro Bambi; “Anos 80: a lenta redemocratização da sociedade”, onde surgem o Teatro de Bonecos, a Companhia Pombal Arte Espaço Alternativo e o Grupo de Teatro Chaminé, entre outros; e a “Década de 90: algo de novo no front teatral?”, no qual aparecem as Cias. de Teatro Metamorfose, Apareceu a Margarida, Amazônia Artes-mythos e o Grupo Baião de Dois.

Os autores também apresentam o “Off-grupos”, no qual se destacam “os franco- -atiradores: Sergio Cardoso, Gerson Albano e Dori Carvalho”, além de Moacir Bezerra, “um ator endiabrado”.

Amazônia em cena – Grupos teatrais em Manaus (1969-2000) é resultado da pesquisa “Arte e cultura na cidade de Manaus: manifestações teatrais (1969-1990)”, financiada, em 2004, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O livro encerra a trilogia ˗˗ feita em parceria por Selda e Ediney ˗˗ que registra a história do teatro no Amazonas, composta também pelos livros Cenário de memórias: movimento teatral em Manaus, 1944-1968 (Editora Valer, 2001) e Tesc ˗˗ nos bastidores da lenda (Editora Valer, 2009).

Serviço

Evento: Lançamento de livro

Título: Amazônia em cena– Grupos teatrais em Manaus (1969-2000)

Autores: Selda Vale da Costa e EdineyAzancoth

Páginas: 484

Data: 27 de março de 2014 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Livraria Valer ─ Avenida Ramos Ferreira, 1195 ─ Centro

Contatos: Valer: (92) 3635-1245

Selda Vale: 9602-1906

* Com informações da assessoria de comunicação da Livraria Valer.