Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Obras de Di Cavalcanti reunidas em exposição em Manaus

Na próxima sexta-feira (30) vai ser aberta a exposição “ Do lápis do Di ao festin das barrancas” que reúne jóias, desenhos e telas assinadas por Di Cavalcanti

Obras de Di Cavalcanti vão ser expostas em Manaus

Obras de Di Cavalcanti vão ser expostas em Manaus (Reprodução/Internet)

A exposição que vai ficar até o dia 30 de maio no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus mostra uma faceta pouco conhecida do artista Di Cavalcanti: o de criador de jóias. Durante algum tempo, Cavalcanti desenhou croquis de jóias a pedido do amigo e joalheiro Lucien Finkelstein. Juntos, os dois criaram uma coleção de broches, pendentifs e anéis.  A exposição vai ser aberta na sexta-feira(30), às 18h.

Onze peças exclusivas vão estar expostas neste período, com seus croquis originais, com montagem de Moisés Barbosa e cenografia de Romaric Büel. Complementando a exposição, seis telas (pintura a óleo) e 108 desenhos (tinta, lápis e aguada) do artista.
Mais do que na pintura, Di demonstrava nos seus desenhos uma habilidade extraordinária para passar de um estilo a outro: do Construtivismo, flertando às vezes com o Cubismo, recorrendo sempre às temáticas brasileiras (pescadores, mulatas). Das telas do mestre, Jacqueline Finkelstein selecionou quatro retratos de mulheres com jóias para bem mostrar essa relação apaixonada que ele sempre teve o universo feminino.
As outras duas telas – são seis ao todo – trazem a representação do Carnaval (temática bastante carioca) e a pintura de pássaros, que podem ser encontrados também nos croquis de suas jóias.

De um universo de 500 desenhos que compõem o acervo a família Finkelstein, Jacqueline, curadora da exposição e filha do joalheiro francês Lucien, usou de critério para poder compor um itinerário artístico para o visitante.