Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Orquestra Barroca do AM fará turnê por 25 cidades brasileiras

Apresentações visam divulgar repertório inédito com obras de autores brasileiros do século 18

Orquestra é formada por 10 músicos, dentre professores e alunos da UEA

Orquestra é formada por 10 músicos, dentre professores e alunos da UEA (Divulgação)

A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), especializada no repertório lírico do período colonial brasileiro, irá percorrer, a partir deste ano, 25 cidades brasileiras, apresentando o projeto “Ópera no Brasil Colonial”, com o patrocínio do programa Petrobras Cultural, que traz repertório inédito de músicas brasileiras do século 18. A primeira apresentação será no dia 14 de dezembro, às 19h30, na Igreja de São Sebastião, no Centro de Manaus.

Serão árias (números musicais para cantor) a solo ou em formações conjuntas, com acompanhamento orquestral, extraídas das óperas “Capitão Belizário”, “A Mulher Amoroza”, “As Variedades de Proteu”, “Guerras do Alecrim e Mangerona” e “Demetrio”, entre outras, com música de diversos autores desse período.

A OBA dispõe de partituras provenientes de diversos acervos do Brasil e de Portugal. Formada por cantores e instrumentistas do Brasil e do exterior, a orquestra irá se apresentar em média com 10 pessoas e fará 27 concertos em dois anos. No primeiro ano serão visitadas 12 cidades de 7 estados brasileiros do Norte e do Nordeste. No segundo ano, serão 15 concertos em 5 estados brasileiros, incluindo o Norte, o Sul e o Sudeste do Brasil.

O cenário das apresentações serão espaços históricos (teatros, igrejas, paços) de acesso público gratuito, componentes fundamentais para o conceito do projeto. Os concertos serão de 75 minutos, semi-encenados, em formato didático, com apoio de material impresso que será distribuído ao público.

Educação musical
Em cada concerto o grupo contará com artistas convidados, da cidade visitada ou trazidos do exterior, de modo a diversificar cada espetáculo. Os concertos serão precedidos de explicações didáticas sobre o repertório e seu contexto, em cada apresentação.

No primeiro ano o trajeto se denominará “Do Nordeste litorâneo ao sertão da Amazônia”, enquanto no segundo ano será “O caminho do ouro e das especiarias: do Rio ao planalto”. Um CD registrará o trabalho inédito, sendo que metade da tiragem será distribuída gratuitamente no país às instituições de apoio à cultura, e a outra metade distribuída comercialmente pela Amazon.com em âmbito internacional.

Sobre a OBA
A Orquestra Barroca do Amazonas foi criada em 2009 por professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), interessados no enorme patrimônio brasileiro do período colonial, especialmente dos séculos XVIII e começo do XIX. O grupo usa cópias fieis de instrumentos de época e leitura inspirada nas fontes musicais históricas.

Desde sua criação, a OBA já esteve em diversas cidades do Brasil e do exterior, em festivais de ópera e música sacra, se apresentando em igrejas e teatros históricos, assim como em modernas salas de concerto.

Em 2013 lançou o CD “Dei Due Mondi”, com obras de autores italianos e ibéricos, que influenciaram a formação da cultura lusófona em que se insere o Brasil.

* Com informações da assessoria de imprensa.