Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Parada global: descubra o que está bombando nos países das seleções que jogarão em Manaus

Pop e rap dominam as paradas internacionais, como mostra a seleção de hits feita pelo BEM VIVER para curtir a Copa

Sam Smith tem sido comparado a Adele. Desilusão inspirou álbum

Sam Smith tem sido comparado a Adele. Desilusão inspirou álbum (Reprodução)

Trinta e uma seleções de todas as nacionalidades estão no Brasil para disputar a taça da Copa do Mundo, o que faz do megaevento uma das poucas oportunidades para o intercâmbio e convivência de culturas tão diversas em um curto espaço de tempo.

Assim como a música brasileira é alvo natural do interesse dos gringos, que lançam coletâneas e investigam a fundo sobre o que há de mais novo nessa seara, países como Inglaterra, Portugal, Itália, Croácia, Estados Unidos, Suíça, Honduras e Camarões (só para ficar nas seleções que jogarão em Manaus) também têm suas estrelas em ascensão.

Com isso em mente, a reportagem propõe que façamos o caminho inverso. Com base nas listas de mais tocadas, vendidas ou visualizadas da Billboard, iTunes, Youtube e MTV, o BEM VIVER traz uma seleção do que está bombando nas paradas musicais desses países.

Para alguns artistas também é possível conferir clipes que acabaram de ser lançados – basta ler os QRcodes que aparecem na página com a câmera do seu smartphone. No mais, é só montar a playlist e apurar a escuta para os novos sons!


Itália: Deborah Iurato – “Anche se fuori è inverno”

De influência pop, mas com pegada sentimental, a música é uma das sete faixas do disco de estreia de Deborah, lançado em maio pela Sony. Com experiência de palco, a cantora italiana tem 22 anos e vive em Ragusa, província da região da Sicília.

Inglaterra: Sam Smith – “Stay with me”

Revelação da música britânica, o cantor inglês se alinha tanto ao pop quanto ao soul e R&B. A melancólica “Stay with me”, com direito a coro de igreja e bons agudos de Sam, está no disco début “In the Lonely Hour”, que estreou no topo das paradas do Reino Unido. O cantor está sendo considerado, inclusive, a “Adele de calças” depois que admitiu as influências do álbum: uma paixão não correspondida por um homem.


Estados Unidos: Ariana Grande - “Problem”

A atriz, cantora e compositora estadunidense é mais conhecida por sua personagem Cat Valentine nas séries “Victorious” e “Sam & Cat”, exibidas na Nickelodeon. Em abril, Ariana lançou “Problem”, single do seu segundo álbum, cujo clipe já foi visto mais de 22 milhões vezes no Youtube. A faixa é uma parceria com a rapper Iggy Azalea e bateu recordes, estreando na terceira posição da Billboard Hot 100. Uma das promessas da cena pop, a cantora de 21 anos se destaca por um timbre de grande extensão e já planeja parcerias com Bieber e Demi Lovato.


Suíça: Bligg – “Mamacita”

Na Suíça, o sucesso do momento é “Mamacita”, do rapper Bligg (à esq.), de Zurique. Em atividade desde 1995, ele começou a despontar como integrante do duo de hip hop Bligg’n’Lexx. Quem acompanha o crescimento da cena do rap alemão vê no músico um de seus mais ousados representantes e precursores. Ainda assim, não tem como ignorar o sucesso de “Traum”, do alemão Cro, nas paradas suíças. Ele define o seu estilo como uma mistura de pop com rap, ou simplesmente “raop”. O bem-humorado clipe da música já passou das 2 milhões de visualizações no Youtube.


Portugal: SirAiva – “Brinca na Barriga” (feat. Pacman)

A música que subiu ao topo das paradas de Portugal nesta semana leva a assinatura do músico e produtor Pedro Saraiva, natural do Porto. Com cara de hit de verão, vocais sexy e letra nonsense, a faixa entrou no disco solo de SirAiva, que já havia passado pelos X-Position e D.R. Sax. “Remisturo os meus clássicos favoritos e lanço as minhas músicas originais na sua versão funk-pop, com versões upbeat disco-house”, diz ele, sobre o trabalho. Mas é impossível falar do país luso sem citar um dos seus maiores patrimônios: o fado. Quem tem se destacado nesse estilo é a cantora Mariza, natural de Moçambique. “Chuva” é uma das mais executadas no Youtube.


Croácia: Filip Dizdar – “Moj Pad”

Natural de Zadar, o croata Filip Dizdar demonstrou afinidade com a música e o clarinete desde cedo. No ano passado, ele lançou o disco de estreia, “I dalje sanjam...”, que traz o hit “Moj Pad”. O clipe da música, dirigido pelo próprio Filip, foi rodado em Paris e traz as impressões do cantor depois de sua recente viagem à Cidade Luz.


Honduras: Banda Blanca – “Sopa de caracol”

Num top 10 em que os hits estrangeiros dominam, vale recorrer aos grandes sucessos hondurenhos de outrora. É o caso de “Sopa de Caracol”, da Banda Blanca, que em 1991 liderou a Billboard Top Latin Songs. Em 2013, o americano Elvis Crespo (foto), radicado em Porto Rico, regravou a música com participação do rapper Pitbull.


Camarões: Gasha – “Faya Di Burn”

Num país que possui 231 línguas, a camaronesa Gasha faz uma mistura ousada do pidgin inglês de Camarões, uma língua de contato do país da África Central, e melodias do afro-pop. O hit do momento é uma fusão suave entre hip hop e R&B e traz a colaboração de Magasco. Os singles anteriores foram “Kaki Mbere” e “This Life”.