Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Páscoa: entre o consumismo e religiosidade

Você já parou para pensar qual o real significado da páscoa? Na tentativa de responder esse questionamento um musical foi montado e vai encenar a morte e ressurreição de Cristo

Espetáculo “Paixão pela Vida” fala sobre Jesus

Espetáculo “Paixão pela Vida” fala sobre Jesus

A páscoa é um período lucrativo para a indústria de chocolates. Toneladas de ovos, barras e bombons são produzidas e comercializadas em todo o mundo. Mas, o real significado da data, para muitos, não é valorizado. A morte e ressurreição de Jesus Cristo ficam em segundo plano.     

Segundo o capelão da aeronáutica, Padre Francisco que celebra as missas na capela Nossa Senhora de Loureto em Manaus, as novas gerações não percebem o real sentido da data. “O sagrado não está tendo esse mesmo destaque como tinha na época dos nossos pais. Parece que o materialismo, o consumismo invadiu a vida e o sagrado ficou sufocado”, comenta.

O padre comenta que o estilo de vida atual valoriza o consumo e isso reflete nas questões religiosas.  “A igreja tem feito esse forte apelo para os fieis nesse sentido. A gente percebe uma corrente muito grande do consumismo. O material tira um pouco o brilho e sentido real da páscoa”,afirma.

O real sentido
A páscoa cristã é destinada as reflexões, que não se limitam apenas para as pessoas ligadas a alguma religião. A data tem origem na tradição judaica e já existia antes mesmo da vida de Cristo. A festa entrou no calendário cristão após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa.  

Mesmo sendo anterior a Jesus, a comemoração da páscoa atual está ligada a sua história. A igreja celebra durante a páscoa a ressurreição de Jesus, ocorrida após três dias de sua morte. “A páscoa é o período quando somos chamados para viver o bem. Fazer morrer o pecado,o desamor, a injustiça e ressurgir para uma vida nova em Deus buscando o bem. O ser humano é corpo e alma. De nada adianta o material se você não tem essa vida com Deus. Sem a espiritualidade você vai viver vazio por mais que tenha bem materiais”,disse o padre Francisco.

Arte para entender a data
A Igreja Presbiteriana de Manaus montou um musical especialmente para destacar a importância do período pascal.  O evento espera um público de 4mil pessoas.

“O motivo principal do musical é de fato levar ao público a verdadeira historia da páscoa que é a passagem, saída do povo de Israel do Egito, visita do anjo da morte ao Egito. O sentido real é passagem da vida de escravidão para libertação. Música,dança e teatro juntos vão servir para mostrarmos como a vida das pessoas sofreu  transformação com a passagem de Jesus”, comenta o diretor do musical, Raimundo Oliveira.

O diretor destaca ainda que as reflexões cristãs, levantadas durante o espetáculo, tratam sobre temas modernos. “As necessidades mostradas nos encontros de Jesus são muito atuais. A questão da necessidade sentimental da mulher samaritana, por exemplo. Além de ver um espetáculo de bom gosto, a pessoa vai sai de lá com uma palavra que vai acalentar o coração humano. Na loucura que é o dia de hoje o homem pode encontrar com Deus e sentir de fato o que ele representa”, comenta.   

O musical “Paixão pela Vida” reúne mais de 400 voluntários. O espetáculo será realizado de 21 a 24 de abril, no Studio 5 Festival Mall, a partir das 19h30.