Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Produtor amazonense passa quatro anos em busca de origens do futebol no Amazonas

De acordo com o produtor audiovisual, Chicão Fill, que assina pela primeira vez a direção de um documentário, cujo título é ‘Amazonas o Jogo da Bola’, o novo trabalho deve ser lançado em breve nos cinemas de Manaus

A equipe de produção da Amazon Film teve que se desdobrar para concretizar o projeto sem apoio público ou da iniciativa privada

A equipe de produção da Amazon Film teve que se desdobrar para concretizar o projeto sem apoio público ou da iniciativa privada (Amazon Film/ Divulgação)

O desejo de revelar para o mundo uma história mais aprofundada sobre as origens do futebol no Amazonas, rendeu quatro anos de pesquisas ao produtor audiovisual Chicão Fill que assina pela primeira vez a direção de um documentário, cujo título é “Amazonas o Jogo da Bola”. O cineasta está avançado nas negociações com a rede Cinépolis do Shopping Ponta Negra, onde pretende lançar esse novo trabalho na próxima terça feira, 24.

De acordo com Chicão Fill, a intenção é lançar o documentário na telona. “Esse trabalho merece estrear em uma sala de cinema. Não seria justo com um produto dessa qualidade, feito com tanto esmero para desmitificar os pré-conceitos em relação ao futebol amazonense, ter uma avanpremiére sem o devido destaque. A intenção dele é glorificar a história do futebol amazonense”, adverte Chicão, que pretende incentivar as autoridades locais a criar o Museu do Futebol do Amazonas.

Na condição de produtor audiovisual no Amazonas, ele acumula 12 anos de experiência à frente de produções para as maiores empresas de comunicação do planeta. Entre elas, destacam-se trabalhos para os canais Discovery Channel, National Geographic , e a mais recente para a BBC de Londres que trouxe até o Amazonas o ex-craque da seleção inglesa David Beckham . “Trabalhar com equipes estrangeiras e principalmente a BBC de Londres requer um trabalho metódico que começa meses antes do início da gravações. Devido ao meu conhecimento e expertise com equipes de produções estrangeiras, fui escolhido para formar a equipe que recebeu o craque no Amazonas”, recorda.

Documentário

Além de viajar à Europa em busca de registros fotográficos, vídeos e entrevistas, o cineasta contou com a ajuda imprescindível dos historiadores e homens do futebol amazonense. “Chegar até onde chegamos não seria possível sem a ajuda de gente como Arnaldo Santos, Dudu Monteiro de Paula, os irmãos Piola. Além do escritor Márcio Souza, do professor Gaspar, e outros que me perdoem por eu não lembrar nesse momento’, frisou Fill.

Períodos de Glória

O trabalho de pesquisas trouxe à tona “tesouros perdidos” que revelam de uma maneira bem clara por meio de documentos e registros históricos muito bem documentados a glória do futebol amazonense. “Confesso que fiquei indignado com a forma como a imprensa nacional tem tratado o futebol do Estado como se não tivéssemos uma história. O Futebol como conhecemos hoje já era praticado aqui antes que o inglês Charles Miller entrasse em cena”, destaca.

O documentário traça uma linha cronológica entre os primeiros registros oficiais e extraoficiais da prática do futebol no Amazonas. “O Brasil deve saber qual é a verdadeira história dos primórdios do futebol. E ela começou por aqui, ao contrário do que dizem os historiadores e a imprensa no sul e sudeste do Brasil”.