Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Rusticidade e elegância na madeira de demolição

Decoração usando peças do material pode resultar em um visual charmoso e atemporal para a casa, basta saber usar

Aparadores, criados-mudos e mesas de centro vão bem com a madeira

Aparadores, criados-mudos e mesas de centro vão bem com a madeira (Reprodução)

Aliar simplicidade à elegância é uma afirmação que nunca soa piegas: os dois adjetivos, de certo, combinam muito bem. E entrelaçada à essa premissa está a decoração do lar trabalhada em madeira de demolição, que é um prato cheio para a sua casa se nela você segue um estilo moderno e contemporâneo, segundo a arquiteta Débora Ruiz. Parafraseando a profissional e o que se vê por aí, o estilo “amadeirado” é uma tendência que nunca terá fim.

Ainda conforme Ruiz, as peças feitas em madeira de demolição geralmente eram retiradas de obras que foram demolidas. “O material era pego daquelas madeiras de tapume, de contenção em obra. Era realizado então um trabalho de limpeza na madeira suja, e em seguida, de cerramento na peça”, pontua.

A arquiteta acentua que atualmente as próprias empresas e madeireiras já fabricam as peças em madeiras de demolição. “Elas são muito utilizadas em portas de entradas largas, em bancos, e cômodas do quarto. As pessoas também gostam muito de usar a madeira de demolição em vitrines de lojas, para dar um toque ‘vintage’. Acho que é uma tendência que entrou e não vai mais sair”, complementa Débora.


Ruiz, por sua vez, gosta bastante de usar peças em madeira de demolição para compor ambientes modernos e contemporâneos, para conferir uma “quebra” suave no local. Ela não aconselha, porém, o uso de tais peças decorativas em ambientes com um toque mais clássico. “Eu considero duas tendências totalmente opostas. O clássico já é algo muito decorado, rebuscado, e implica muito. Já os ambientes modernos são muito retos e ‘cleans’; secos de excesso”, enfatiza.

E sobre as peças do lar ideais para serem constituídas em madeira de demolição, ela aponta o buffet, os aparadores, criados-mudos e mesas de centro. Mas com algumas ressalvas. “É necessário sempre ter o cuidado de dar destaque para essas peças. Não se deve usar vários decorativos em madeira de demolição em um cômodo ou casa, a não ser que você esteja compondo um ambiente fazenda, varanda ou até mesmo uma casa de praia”.