Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

SUP Yoga é nova opção para a saúde física e mental

Atividade concilia benefícios da prática da Yoga e da interação com a natureza

Segundo os praticantes, é mais fácil se concentrar  em meio à natureza, e, por isso, vale a pena tentar o exercício em cima da prancha de SUP

Segundo os praticantes, é mais fácil se concentrar em meio à natureza, e, por isso, vale a pena tentar o exercício em cima da prancha de SUP (Bruno Kelly)

O stand up paddle, ou simplesmente SUP, já conquistou famosos como Ronaldo Fenômeno, Isis Valverde e Gazzi Massafera. O esporte de origem havaiana também se popularizou em Manaus. A novidade é que agora seus praticantes ganham mais uma opção de atividade ligada ao bem-estar físico e mental: o SUP Yoga.

“O SUP Yoga começou nos EUA e no Brasil, em cidades como Fortaleza. Inspirados nesses exemplos, resolvemos trazer a novidade também para Manaus, afinal, aqui é a cidade do SUP”, afirma Jurandir Toledo, considerado um dos pioneiros do esporte na capital amazonense. Ele destaca as características das águas do Rio Negro que as tornam mais propícias à prática da atividade: “Aqui a água é calma e o rio é extenso. Sem dúvida, é um esporte que veio para ficar. Por isso, precisamos nos manter atualizados sobre as novidades desse mundo”.

Concentração
Para dar início ao SUP Yoga em Manaus, Jurandir convidou a educadora física e fisioterapeuta Evie Toledo para ministrar as aulas. “Vamos trabalhar tudo que se trabalha na Yoga feita em solo: flexibilidade, força, concentração... Mas teremos um obstáculo complicado porque é mais difícil praticar em cima da prancha; ao mesmo tempo, tem o lado bom de não precisar se preocupar caso caia, já que a água não machuca, sem contar que o barulhinho da água e o contato com a natureza ajudam muito a se concentrar na meditação”, explica Evie.

Ela lembra que o Yoga é muito mais que uma prática corporal, é um estilo de vida. A palavra Yoga significa união do corpo, mente e espírito. “Ele nos ensina a desligar e relaxar em um mundo onde existe tanta pressa e inquietude. Traz entusiasmo e serenidade, saúde física, mental, social, emocional e espiritual”, afirma ela, ressaltando a facilidade de se concentrar em meio a natureza.


Apesar de as aulas ainda não terem começado, a prática já tem adeptos em Manaus, como Hélide Noffs. “Na verdade eu pratico Yoga no solo e começei o SUP. Sozinha, juntei as duas coisas e gostei muito de praticar o SUP Yoga porque o contato com a natureza é incrível, mas sem dúvida é mais difícil de se equilibrar na prancha”, relata ela, que parece superar bem as dificuldades na foto acima. Já a dentista Andréa Ribeiro, que faz SUP há dois anos, afirma que pretende aderia à nova modalidade. “Já fiz uma aulinha básica em São Paulo e adorei!”, diz.