Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sesc inaugura anfiteatro que homenageia o ex-senador Bernardo Cabral

Cerimônia contou com a presença do presidente da Fecomércio Amazonas e o ex-senador amazonense, Bernardo Cabral. Local será aberto ao público no início de 2014 e irá contar com apresentações de, no mínimo, 50 projetos culturais desenvolvidos pelo Sesc

Estrutura total mede 5,6 mil metros quadrados, onde somente o palco figura como o maior da capital, com 292 metros quadrados

Estrutura total mede 5,6 mil metros quadrados, onde somente o palco figura como o maior da capital, com 292 metros quadrados (Bruno Kelly )

A cultura amazonense ganhou um novo espaço para ser apreciada pelo público. Por meio do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas, o Anfiteatro Ministro Bernardo Cabral foi inaugurado na noite desta quinta-feira (19) e pretende aliar a arquitetura e tecnologia moderna com a tradição local. O nome foi escolhido em homenagem ao ex-senador, ministro e consultor da presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Bernardo Cabral.

A estrutura custou em torno de R$ 7,5 milhões e foi construída no Sesc Balneário, localizado na avenida Constantinopla, bairro Campos Elíseos, Zona Centro-Oeste de Manaus. Com quatro lanchonetes, sala de ensaios, cabine de som, quatro camarins, monta carga, rampas de acesso e garagem, a edificação exibe o maior palco existente na capital – superando o do Teatro Amazonas – com 292 metros quadrados.


“O anfiteatro é diferente porque foi cravado dentro de uma floresta, porém com uma estrutura moderna e eficaz. Ele só vem a somar com a cultura amazonense”, afirmou o coordenador de cultura do Sesc, Aldenir Barros. O local irá possibilitar as apresentações de, no mínimo, 50 projetos culturais desenvolvidos pela entidade, além de estimular iniciativas de companhias de dança e apresentações musicais.

Cerimônia

Previsto para iniciar às 20h30, um coquetel com apresentações natalinas foi realizado antes da abertura oficial da construção. Na ocasião estiveram presentes vários convidados, entre eles o presidente da Fecomércio Amazonas, José Roberto Tadros, e o homenageado da noite, José Bernardo Cabral. Segundo Tadros, a expansão da entidade fez com que o projeto fosse pensado e posto em prática.

Ex-senador Bernardo Cabral e presidente da Fecomércio José Roberto Tadros

“O amazonense tem uma semana difícil e, por conta disso, se fez necessário uma estrutura que busca para si um papel que agrega a todos os públicos. Em relação a homenagem, eu fiquei emocionado pois de tempos e tempos surge alguém como o doutor Bernardo Cabral e o nome do anfiteatro só pretende condizer à grandeza deste homem”, explica Tadros.

A homenagem também foi recebida com afeto pelo ex-ministro Bernardo Cabral. “É um tipo de coisa que engrandece qualquer brasileiro e reside na importância de quem a outorga, ou seja, Roberto Tadros”, finaliza.

Após o coquetel, os convidados seguiram para o anfiteatro, onde foi dada continuidade ao evento, que inclui a apresentação do espetáculo “Encontro das Águas”, do Grupo Espaço de Dança do Amazonas (Gedam), e a performance do cover da banda britânica The Beatles, “The Beatles – Abbey Road”.

Cultura

De acordo com a coordenadora do Gedam, Conceição Souza, o espaço será multiuso para futuras apresentações.

“A companhia já teve a oportunidade de visitar vários espaços, porém em Manaus precisávamos de um local coberto e este é ótimo”. O local é adequado para todos os tipos de espetáculos pois, segundo ela, apesar do espaço não estar com parte cênica totalmente inserida, o som e a iluminação são de grande qualidade para quem visitar o local.

O espaço será aberto ao público somente no início do ano que vem por meio dos espetáculos, os quais serão previamente divulgados. Segundo o Sesc, 80% de todos os espetáculos realizados pela instituição são gratuitos.