Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Spoilers: o pesadelo de quem curte séries de TV

Revelações sobre segredos e surpresas das séries mais famosas costumam ser um tormento para os fãs; conheça a opinião de pessoas que foram vítimas desse mau hábito

‘Game of Thrones’ foi a causa de uma verdadeira ‘guerra’ nas redes sociais por causa de spoilers

‘Game of Thrones’ foi a causa de uma verdadeira ‘guerra’ nas redes sociais por causa de spoilers (Divulgação)

O grande pesadelo de quase todo série-maníaco, além de, claro, ter seu seriado favorito cancelado prematuramente, é se esbarrar com revelações “bombásticas” sobre algum capítulo inédito. Conhecido como spoiler (ou “aquele que estraga”, numa tradução livre), esse tipo de informação vem se tornando cada vez mais comum na Internet, principalmente nas redes sociais. Na última semana, por exemplo, o fenômeno de audiência “Game of thrones” se viu no meio de uma guerra no Twitter e Facebook. Isso porque alguns fãs acabaram postando a morte de um importante personagem, despertando a ira daqueles que não conseguiram acompanhar o episódio na estreia.

Vítima desse caso em particular, a jornalista Camila Martins é totalmente contra spoilers. “Tinha gente postando foto no Instagram”, destaca ela, que, atualmente, acompanha nada menos que 26 seriados. “Normalmente me irrito com spoilers, mas dessa vez fiquei, de fato, bem afetada. Aquele episódio tinha um acontecimento muito importante para a série e seria ótimo se viesse como uma surpresa. Assistir já sabendo não teve o mesmo impacto”, frisa.

Responsável pela frustração da jornalista, o biólogo Murilo Faleiros diz que soltou a informação “sem querer” num grupo do WhatsApp. “Recebi algumas reclamações por isso”, confessa. Mesmo com o deslize, ele afirma que é contra aqueles que tornam públicos os spoilers. “Eu gosto de saber, mas sei que muita gente não, então respeito a vontade dos outros”, acrescenta o biólogo, fã de “The walking dead”, “Revenge” e “The following”.

Bom senso

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em San Diego, mostrou que os spoilers podem aumentar a vontade de ver algo, mesmo sendo histórias de suspense. Na pesquisa, cerca de 30 pessoas leram obras em dois formatos: na versão original e com parágrafo contendo uma super revelação. O resultado? Mais da metade dos participantes preferiu as versões com informações inseridas.

A estudante de arquitetura Beatriz Soares discorda do estudo. Para ela, ler spoiler é como “pular o almoço e ir direto para a sobremesa”. “Perde a graça”, justifica. Outra vítima da gafe envolvendo “Game of thrones”, a estudante lembra que já perdeu a vontade de assistir a um filme por conta dessas revelações. “Odeio tanto spoiler que lembro um dos que marcaram a minha vida: a morte da Satine (Nicole Kidman), em ‘Moulin Rouge’. Fiquei totalmente desmotivada”, lamenta.

“Entendo que as pessoas que postam spoilers estejam empolgadas e queiram demonstrar isso publicamente, mas que seja com bom senso. Comentar minutos depois que assistiu ao episódio ou filme é falta de noção”, opina.