Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Tesc monta programação especial para celebrar trajetória de 45 anos

Grupo teatral comemora aniversário com exibição de vídeos, exposições e outras atividades, de 9 a 14 deste mês

Tesc #1

Programação terá exibição de produções recentes como “Eretz Amazônia” e “As mil e uma noites” (abaixo) (Divulgação e Arquivo A CRÍTICA)

O Teatro Experimental do Sesc (Tesc) comemora os seus 45 anos de trajetória com uma extensa programação de aniversário, a ser realizada entre os dias 9 e 14 deste mês, no Teatro Oficina do Sesc Centro, sede histórica do grupo. As atividades incluem exposições e instalações de fotografias, cartazes, pinturas e outros acervos, bate-papos, exibições de documentários e registros em vídeo de espetáculos e de bastidores do grupo, além, é claro, de performances teatrais com o atual elenco do Tesc. A programação é aberta ao público.

Um dos destaques da agenda comemorativa (confira ao lado) é “El Biscateiro”, exposição que reúne pinturas feitas pelo artista plástico Sérgio Cardoso para a peça “Tem piranha no pirarucu”, de 1975. As telas representavam a criação do personagem El Biscateiro, pintor obrigado a se curvar aos caprichos de poderosos a fim de sobreviver. À época, Cardoso e Márcio Souza, diretor do Tesc, decidiram que as obras teriam qualidade superior, em contraste com as baixarias que o artista era obrigado a suportar nos salões da Condessa de Nivico, onde expunha.

“E foi isso que Sérgio Cardoso conseguiu. As obras possuem uma unidade formal admirável e funcionaram perfeitamente em seu papel cênico, mas vão muito além da cena”, descreve Souza, em texto sobre a programação de aniversário.

Instalação e vídeos
A trajetória do Tesc será revivida ainda na instalação “Tesc 10 anos com visões de 45”. Os dez anos do título fazem referência à segunda fase do grupo teatral, iniciada em 2003, com o seu retorno às atividades após um intervalo de quase 20 anos. A instalação reunirá vídeos, fotografias e outros conteúdos, unindo referências das duas fases.

Algumas das montagens mais recentes serão exibidas em vídeo, nos dias 12 e 13. Entre elas, “Carnaval Rabelais”, “As mil e uma noites” e “Eretz Amazônia”. Cenas destas e de outras peças serão encenadas ainda na performance “45 anos em 10”, com a participação do atual elenco: Robson Ney Costa, Carla Menezes, Sidney Fernandes, Emerson Nascimento, Dimas Mendonça e Daniely Peinado. A produção executiva do Tesc é de Robson Medina.

Fora do teatro
A programação se estende ainda às demais dependências do Teatro Oficina, como o corredor externo, a sala de espera ou os camarins – onde haverá exibições de vídeos dos bastidores do Tesc, entre eles “Pessoa má...”, espécie de novela cômica produzida por Denni Sales nos momentos “relax” do grupo.

Para fãs de teatro e interessados na história das artes cênicas locais, a semana de aniversário do Tesc oferece um rico vislumbre da trajetória de um dos mais importantes projetos do teatro no Amazonas e no Brasil.

Serviço

O que é: Semana de Aniversário do TESC – 45 anos

Onde: Teatro Oficina, Sesc Centro, rua Henrique Martins, 724

Quando: De 9 a 14 de dezembro

Quanto: Entrada gratuita

Informações: (92) 2126-9501

Programação:

Dia 9, segunda
20h: Convivências com o elenco do Tesc

Dia 10, terça
20h: Convivência com Márcio Souza, Selda Vale da Costa, Jorge Bandeira e Stanley Whibbe

Dia 11, quarta
19h: Vernissage da exposição “El Biscateiro”, do artista visual Sérgio Cardoso
20h: Exibição do filme “Palavra cênica”, de Sérgio Cardoso

Dia 12, quinta
16h: Exibição de “Carnaval Rabelais” (vídeo)
19h: Exibição de “Marx na Zona” (vídeo)
20h: Inauguração da instalação “Tesc 10 anos com visões de 45”
21h: Exibição de “A paixão de Ajuricaba” (vídeo)

Dia 13, sexta
16h: Exibição de “As mil e uma noites” (vídeo)
19h: Exibição de “Eretz Amazônia” (vídeo)
21h: Exibição de “Um teatro na Amazônia” (vídeo)