Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Após dois anos, Unicine volta ao circuito em Manaus

Festival Universitário de Cinema e Fotografia (Unicine) ganha nova edição, com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas

Criado por Abrahim Baze Jr. (acima, à dir.), Unicine traz homenagem a Ruy Guerra em 2014

Criado por Abrahim Baze Jr. (à dir.), Unicine traz homenagem a Ruy Guerra em 2014 (Divulgação)

Depois de dois anos sem ser realizado, por conta de falta de patrocinadores, o Festival Universitário de Cinema e Fotografia (Unicine) retorna ao circuito este ano – e trazendo novidades. Já marcado para acontecer no período de 13 a 15 de março, o evento vai promover mostras, encontros e oficinas nas áreas de audiovisual e fotografia, entre outras atividades.

Em sua quarta edição, o Unicine investe na proposta de criar alicerces entre alunos, professores e profissionais de mercado, como explica Abrahim Baze Jr., criador do Unicine e coordenador do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da UEA. “Vamos abrir Grupos de Trabalho com encontros regionais e de associações de classe, para inserir os alunos no mercado em que irão atuar, além das oficinas, palestras e workshops”, antecipa ele.

Cursos e intervenção
A programação acadêmica será extensa, com oficinas de Direção Cênica, com o cineasta Zeudi Souza; Produção, com a cineasta e produtora Keila Serruya; Roteiro para Filmes Publicitários, com o redator e diretor Rodrigo Castro; e Fotografia, com o fotógrafo J. Zamith e equipe FAZ ART. Baze Jr. e os pesquisadores Gustavo Soranz e Bruno Vilela irão ministrar palestras sobre Projetos Culturais; Novas Mídias e Mercado Digital; e Roteiro para RCTV, respectivamente. E o editor Diono Cabral dará um minicurso do software After Effects.

Outra novidade do Unicine é o Ocupe Carrinho, destaque na programação paralela do festival. “É um projeto surgido no Rio de Janeiro, que promove a intervenção urbanística pela criação de jardins em veículos abandonados. Será a primeira vez que a iniciativa acontece em Manaus”, explica Baze Jr.

Expansão e apoio
O Unicine teve sua primeira edição em 2009, com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e outras edições nos dois anos seguintes, estas com apoio da Faculdade Martha Falcão. Baze Jr. avalia de forma positiva os eventos passados e assinala as boas perspectivas para a atual e as futuras edições. “O balanço é totalmente positivo. No início o festival estava acanhado, hoje está crescendo com vistas a se tornar Latino-Americano a partir da próxima edição”, destaca.

O Unicine 2014 já conta com patrocínio da UEA e apoio da Martha Falcão. Os organizadores buscam outros parceiros e patrocinadores para ampliar a programação e o alcance do evento. “Estamos em busca de patrocinadores para outras ações. Temos um grande problema, pois o empresariado local não investe em cultura”, aponta Baze Jr., que destaca que o festival não tem fins lucrativos, e busca apenas ser uma porta de exibição de trabalhos. Afinal, ele conclui, “filmes foram feitos para serem vistos”.

Seleção
As inscrições para o Unicine seguem até o dia 28. Informações: (92) 8178-2238 e 3878-4415 e pelo e-mail coord.prodav@uea.edu.br