Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

18° Festival de Cirandas: Grupos apresentam seus temas e ajustam últimos detalhes

Agremiações que participam do Festival de Cirandas 2014, que acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 de agosto no Parque do Ingá, em Manacapuru, divulgaram durante coletiva para a imprensa os temas e subtemas que irão apresentar no Cirandódromo

Presidentes e vice-presidente das cirandas explicaram como serão as apresentações - e prometem boas surpresas

Presidentes e vice-presidente das cirandas explicaram como serão as apresentações - e prometem boas surpresas (Divulgação/Vip Class/Beto Monteiro)

Faltando um dia para o maior festival de cirandas do Brasil, os representantes das agremiações Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura, além de seus itens individuais, se reuniram para uma coletiva de imprensa na área VIP do Parque do Ingá, o “Cirandódromo”, para esclarecerem os detalhes do 18º Festival de Cirandas de Manacapuru, que começa nesta sexta-feira (29) e segue até domingo (31).

O vice-presidente da Ciranda Tradicional, Antônio Ailson Cavalcante Amorim, destacou a dedicação de seus brincantes e o sacrifício que muitos fazem para colocar a ciranda na Arena. “O cirandeiro está cansado, sofrido, mas dentro da Arena é diferente, o povo é unido e dedicado”, frisou Amorim. O presidente adiantou que no tema do Festival deste ano, “Sonhos Sonhados: Manacapuru Festival Encantado”, a ciranda vem, nesta sexta-feira, para brigar pelo título confiantes no bom desempenho dos cantadores Bruno Souza, Dani Ribeiro, Marlon Silva e Vinia Monteiro. 

O presidente da Flor Matizada, Alexandre Ferreira de Queiroz, reforçou que na temática deste ano, “Rio Amazonas, o Roteiro da Vida Silvestre”, a agremiação resgatará a história do maior rio do mundo e prestará homenagens às águas do Estado: falando sobre o fenômeno encontro das águas, da pororoca e das lendas que povoam o rio, desde o seu nascimento, nos Andes, até chegar ao Brasil. “Escolhemos o tema desde novembro do ano passado. Estamos nos preparando para fazer uma grande apresentação”, lembrou Queiroz ao acrescentar que os cantadores Bebezinho e Erinho comandarão as cantadas da ciranda Lilás e Branco. 

Encerrando a última noite de apresentação, o presidente da Guerreiros Mura, Rildo Teles, está confiante nos seus brincantes e acredita que a “Nação Guerreirense” conquistará o 11º título. Durante a coletiva ele exaltou o tema da ciranda neste ano, “Bravos índios Mura: da luta à vitória, a consagração dos índios cirandeiros”. “Nós vamos fazer o maior Festival de Cirandas do Brasil”, apostou Teles.

Novo formato

O diretor da Ben Marketing, empresa responsável por cuidar da operacionalização do Festival, Roberto Peggy, destacou que a parceria com a empresa Mode On Eventos, dirigida pelo empresário Carlos Junior, veio para "elevar o nível de qualidade no Festival de Manacapuru", com o objetivo de “popularizar” a ciranda para que todos os moradores do Amazonas conheçam a importância do maior festival de cirandas do País, sendo o segundo maior evento folclórico do Estado. 

“Se você perguntar para qualquer pessoa o que é uma cunhã-poranga todos saberão, mas se você perguntar o que é uma cirandeira bela somente algumas pessoas vão conseguir responder”, explicou Peggy, ao acrescentar que o objetivo da parceria é, dentro de cinco, fazer o Festival de Cirandas se tornar um dos maiores eventos culturais do Estado. Roberto também declarou que, com o Festival de Cirandas mais organizado, fica mais fácil das agremiações conseguirem apoios e patrocínios. 

Para o sócio-proprietário da Mode On Eventos, Carlos Junior, uma mega estrutura será montada para garantir segurança a todos que vão prestigiar o Festival. Ele, que foi gerente na operacionalização na Arena da Amazônia durante os jogos da Copa do Mundo, ressalta que as fiscalizações da Secretaria de Grandes Eventos (Seasge) começa a partir da ponte Rio Negro, com o Detran, e segue por outros pontos da rodovia AM-010 e balneários até chegar a Manacapuru.

Preparativos

Os preparativos para a décima-oitava edição do evento segue a todo vapor em Manacapuru. A ciranda Gerreiros Mura - responsável por encerrar o evento - reuniu milhares de amantes no ultimo ensaio realizado pela agremiação, na noite da última quarta-feira (27).

Durante o ensaio, o apresentador Adauto Júnior iniciou com o cordão de entrada de cirandeiros de Manaus, Manacapuru e Caapiranga, contando a trajetória indígena da etnia Mura com o objetivo de exaltar a presença indígena na Amazônia. Em um dos momentos, ainda durante o ensaio, foi contado o sangrento combate dos guerreiros Mura com o passo “Bravos Índios Mura”.

No cordão de entrada também será contato, coreografado e encenado a grande celebração Mura com o ataque dos mundurucus. Na segunda parte do espetáculo o cordão de entrada mostrará o ritual da passagem do curumim para guerreiro com a cirandada “Rito de passagem”, seguido da entrada da porta cores Sabrina Salles com seu bailado e gingado manacapuruense.

ÚLTIMO ENSAIO GERAL

Nesta quinta-feira (28), os cirandeiros da Tradicional realizam seu ensaio geral no Parque do Ingá. A "Majestosa" abre o festival que começa na sexta-feira, a partir das 21h30, seguida da atração nacional Dudu Nobre, com o melhor do samba e pagode.


Programação completa do Festival 

Sexta-feira (29)
18:00h – Abertura do Parque do Ingá
20:30h – Abertura do Festival
21:30h – Inicio da apresentação da Ciranda Tradicional
00:00h – Encerramento da apresentação da Ciranda Tradicional
00:00 a 01:00h – Intervalo
01:00h a 02:30h – Apresentação da atração Nacional – Cantor Dudu Nobre
03:00h – Apresentação de uma Banda Regiona
l04:30h – Encerramento

Sábado (30)
18:00h – Abertura do Parque do Ingá
20:30h – Abertura do Festival
21:30h – Inicio da apresentação da Flor Matizada
00:00h – Encerramento da apresentação da Ciranda Matizada
00:00 a 00:30h – Intervalo
00:30h a 02:00h – Apresentação de uma banda Regional
02:30h – Apresentação Atração Nacional – Cantora Anitta
04:30h – Encerramento 

Domingo (31)
18:00h – Abertura do Parque do Ingá
20:30h – Abertura do Festival
21:30h – Inicio da apresentação da Guerreiros Mura
00:00h – Encerramento da apresentação da Ciranda Guerreiros Mura
00:00 a 01:00h – Intervalo
01:00h a 02:30h – Apresentação da atração Nacional –  Dupla Maria Cecília e Rodolfo
03:00h – Apresentação de uma banda Regional
04:30h – Encerramento 

Segunda (1°/09)
17:00h- Apuração do Festival de Cirandas de Manacapuru.