Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Do clássico ao gourmet: hot dogs para todos os gostos

Casas de Manaus apostam em versões criativas e requintadas do famoso hot dog

Com franquias no Brasil inteiro, a Doggis vai do tradicional ao inusitado

Com franquias no Brasil inteiro, a Doggis vai do tradicional ao inusitado (Arquivo A CRÍTICA)

O hot dog pode ter raízes americanas e alemãs, mas o amazonense é tão fã do quitute, que o batizou com um nome próprio bem original: o Kikão. Essa mesma criatividade é explorada por aqui na hora de montar a receita, a qual há muito deixou de ser o simples pão com salsicha e molho – hoje, nosso kikão vem em diversas versões, umas até bem requintadas e com direito a ingredientes de primeira linha. Aproveitando que o feriado bate à porta, o BEM VIVER indica alguns locais onde vale a pena esquecer a dieta e degustar um cachorro-quente.

Um destes pode até representar um verdadeiro desafio, ante o menu com impressionantes 22 sabores. A Sandugão Sanduicheria oferece dogs na versão doce (banana e romeu e julieta), regional (com tucumã), light (pão integral) e até de carne, frango, camarão, bacalhau e outros. A fonte desta ousadia está no gosto pessoal do proprietário, Aurélio Júnior. “Sempre fiz cachorro-quente para os amigos, em casa e em reuniões. Fui testando sabores, aproveitando a criatividade”, explica.

Aurélio Jr mostra duas das 22 opções do Sandugão, onde há rodízio de hot dog

A partir da próxima terça-feira (6), a Sandugão Sanduicheria também fará rodízios. Para que seja possível aproveitar a variedade da casa, neste dia, a receita é reduzida para um pão de 25g (o normal é 100g) - algo equivalente a 1/4 do dog normal. O preço é R$ 25 por pessoa, inclusa a bebida (refrigerante e água).

Tradicional

O Doggis é outro local especializado em hot dogs, com franquias pelo Brasil inteiro. A da capital amazonense fica no Amazonas Shopping e traz o sanduíche na roupagem Bacon Cheddar, Napolitano, Purê, Rock e sem desmerecer a receita original, nas versões Clássica e Tradicional - a primeira, salsicha com molho de tomate e batata palha; na segunda, apenas pão e salsicha, estilo americano.

A salsicha, inclusive, pode ser degustada na versão “snack”, que é o “Pop Doggis”, acompanhado dos molhos napolitano ou barbecheddar.

Três delícias

Famoso pelos drinks suntuosos, o Touchdown também faz cachorro-quente longe do tradicional. São três modalidades, todos no pão baguete com gergelim: o Canarinho (linguiça mista fina e vinagrete); o Froissement (salsicha Frankfurt e queijo gruyère) e o Goal Post (linguiça fina, queijo catupiry e bacon). De acordo com a gerente Luiza Brescianini, o carro-chefe é o Canarinho.

“Nos inspiramos em cardápios de fora de Manaus, mas existem itens que foram incluídos por nós depois de muito testar”, conta. 

Gourmet

A chef Talita Avelino é nome certo quando se pensa em chocolates. Há pouco tempo, motivada pelo desejo de incluir uma opção salgada para seu ateliê, ela passou a empregar seu talento no chamado hot dog gourmet - à venda somente às quartas e sábados, a partir das 15h.

Hot dog especiald a chef Talita Avelino

O sanduíche vem no pão francês, com molho inspirado na receita da mãe de Talita e gratinado com um creme de queijo cujos detalhes a chef não revela de jeito nenhum. O resultado tem sido um sucesso.

“Acabou dando certo. Hoje  as pessoas esperam pela quarta e sábado no Ateliê. Não vendo [o hot dog] todos os dias porque só eu que o faço”, revela a chef, em referência ao cuidado com a manipulação. Naturalmente apaixonada por cachorro-quente, Talita Avelino acredita que a iguaria é unanimidade entre todos os brasileiros.

“Apesar de ser uma receita americanizada, todo brasileiro ama cachorro-quente. É uma receita extremamente simples, não tem mistério e é uma delícia”, encerra.

SERVIÇO

O que: Sandugão Sanduicheria

Onde: Avenida Nilton Lins s/n, Praça  de Alimentação Parque das Laranjeiras

Horário: Todos os dias, de 18h às 00h

Info: 3343-6801

 

O que: Doggis

Onde: Amazonas Shopping

Horário: De 10h às 22h (horário do shopping)

Info: 3216-5079

 

O que: Touchdown

Onde: Rua Rio Branco, nº 285, Vieiralves

Horário: Segunda a terça, das 18h às 00h, de quarta a quinta-feira, das 18h às 2h, e de sexta-feira a sábado, das 18h às 3h

Info: 3304-5363

 

O que: Ateliê Talita Avelino

Onde: Avenida Mário Ypiranga, nº 1506 (em frente ao Hospital 28 de Agosto)

Horário: Quartas e sábados, das 15h às 19h (horário especial do Hot Dog Gourmet)

Info: 8137-6666 e 9315-9318