Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Reflexos da proteção: Como cuidar e proteger os cabelos nos dias de calor

Confira os produtos e cuidados indicados por especialistas para curtir o verão e cuidar dos cabelos ao mesmo tempo

O cloro danifica os fios, por isso o leave-in é fundamental

O cloro danifica os fios, por isso o leave-in é fundamental (Reprodução/ Internet)

Caso não sejam corretamente protegidos, os fios capilares podem refletir más lembranças quando o verão for embora. Isso porque nessa época calorosa, a exposição ao cloro, sal e poluição aumentam bastante e acabam danificando a estrutura capilar. As altas temperaturas também são responsáveis por deixarem as madeixas mais fracas, quebradiças e sem vida. O segredo está no cuidado redobrado, por meio da preferência aos protetores térmicos, condicionadores e máscaras lave-in com fatores de proteção contra raios ultra-violetas. A boa notícia é que não faltam bons produtos.

O hair stylist Danilo de Souza, do salão Amanda Beauty Center, explica que o primeiro passo é identificar o tipo de cabelo a fim de se aplicar os produtos específicos para a sua necessidade. Depois, é cuidar da higienização, a qual deve ser feita com maior frequência devido ao excesso de suor. “Em cabelos sensíveis, o indicado é lavar a cada dois dias. Se a raiz é oleosa, a melhor opção é dia sim e dia não. E em fios normais, a lavagem pode ser feita todos os dias”, explicou.


Feita a limpeza com xampu e condicionador, vem uma etapa considerada fundamental por Souza: a aplicação do leave-in, o famoso creme sem enxágue. Por ficar mais tempo nos fios, este item é capaz de protegê-los dos raios UVA. Para dias de exposição direta ao sol, o hair stylist recomenda aqueles em formato spray.

“O leave-in em spray tem textura mais leve e, por isso, não vai saturar a fibra. Por ser mais suave, oferece melhor proteção pois as partículas se agregam mais facilmente nos fios”, disse o profissional. “Pequenas borrifadas antes de sair ao sol já fazem grande diferença”, acrescentou.

A dica é preciosa para as loiras, pois, de acordo com o hair stylist, estão mais sujeitas ao desbotamento e/ou amarelamento de suas madeixas.


Encarando a piscina

O cloro é altamente prejudicial aos fios, porque tira a hidratação natural e deixa a sensação de aspereza. Mas como banir o banho de piscina em dias tão quentes? Não é necessário, mediante algumas precauções. Danilo de Souza frisa que, nesse caso, a melhor opção é o leave-in em creme.

“A versão em creme impede que o cabelo fique enrijecido e não fique com o efeito esverdeado devido ao cloro”, diz, fazendo outro alerta especial para as mulheres de cabelos dourados - a substância reage diretamente com a pigmentação e proteínas do fio, podendo causar a impressão esverdeada em tons mais claros.

Após a piscina, o hair stylist ensina que o certo é fazer uma limpeza com xampu antiresíduos para remover os vestígios do cloro. Em seguida, fazer uma rica nutrição à base de óleos. “Temos ativos tão maravilhosos no mercado, como a macadâmia, o argan e tantos outros. O importante é manter a fibra bem nutrida”, encerra.


Dicas

- Entre um mergulho e outro, desembarace os fios com um pente largo de madeira, pois assim, evita-se a quebra. Comece pelas pontas e vá subindo devagar;

- Nunca prenda o cabelo molhado - primeiro para não quebrá-lo, e segundo, porque o cabelo úmido é perfeito para fungos e bactérias; Se você não dispensa o secador nem no auge do verão, vale relembrar que as altas temperaturas ressecam, envelhecem e tiram a maciez dos fios. Uma solução é utilizar o aparelho no modo frio, a uma distância de aproximadamente 30 cm da cabeça;

- Os xampus antiresíduos são ótimos para limpar os vestígios de cloro do cabelo, mas atenção para quem tem os fios tingidos: quando usados com muita frequência, reduzem a durabilidade da tintura;

- A reaplicação do protetor nos fios deve ser feita a cada quatro horas. Se antes desse intervalo você der um mergulho, passe o produto novamente;

- A hidratação semanal é imprescindível. O ideal é dar preferência para máscaras de nutrição ou de hidratação ricas em aminoácidos e óleos vegetais;

- Por fim, relaxe, aproveite e pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta! O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade e falta de saúde.