Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Blog ‘Cucina di Matteo’ ensina receitas com dicas musicais

O publicitário Mateus Esteves teve a ideia de registrar suas aventuras na cozinha e suas músicas preferidas em um blog, unindo o útil ao agradável

Mateus Esteves conta que começou a cozinhar com real gosto quando se casou

Mateus Esteves conta que começou a cozinhar com real gosto quando se casou (Divulgação)

Combinar músicas com refeições é algo que remonta tempos imemoriais, mas e se as combinássemos com o ato de cozinhar? Essa foi a sacada do publicitário Mateus Esteves, que desde novembro de 2013 toca o blog “Cucina di Matteo”, que ensina receitas diversas, acompanhadas de dicas musicais.

Multidisciplinar, amante da boa mesa e da boa música, Mateus teve a ideia de registrar suas aventuras na cozinha em um blog, mas, quando notou que não cozinhava sem música, resolveu incorporar as duas coisas no projeto. “(Com o blog), queria mais que um cookbook virtual e, como eu trabalho com design multisensorial, a ideia da comida com música me soou bem legal”, explicou.

Na hora de selecionar as músicas, Mateus dá prelazia para artistas da mesma nacionalidade que os pratos, mas diz que isso não é uma regra. Para ele, “tem a ver também com atmosfera. Se é uma comida de bistrô, de família, pra comer a dois, ou com os amigos, por exemplo. As músicas devem celebrar a alma por trás da comida. Por exemplo, um hambúrguer e uma cerveja pedem uma música feliz, pra cima, pra cantar junto enquanto come”.

Especialização

Mateus, que concluiu o curso de chef do Senac Rio em dezembro, conta que começou a cozinhar com real gosto quando se casou e que, eventualmente, isso mexeu com suas atividades profissionais. “Como trabalhava com design multisensorial, ficava preocupado com a qualidade do café que os nossos clientes ofereciam nas lojas. Gostaria de poder ajudá-los de uma forma mais ativa. Até que um dia pensei que a gastronomia poderia me trazer essa possibilidade”, disse o publicitário.

O que o move agora, ele admite, é curiosidade: “O que realmente aprendi neste ano de estudo é que a cozinha é uma área de estudo profundo e que você só se torna um bom cozinheiro com experiência, então tenho um longo caminho pela frente. Mas eu gosto de estudar sobre tudo: vinho, café, cozinhas regionais, histórias por trás dos ingredientes, harmonização. É um universo sem fim. Perfeito pra quem é curioso”.

Ele ainda não pretende levar seu lado culinário para além da página (e da cozinha de casa), mas não descarta a ideia e acredita que “acontecerá naturalmente”. Nem por isso o blog ficará sem novidades: “As próximas receitas terão um playlist de 20 a 40 minutos, dependendo do tempo de preparo”, adiantou.

Smoked Chicken Pot Pie Canadense


Para acompanhar esse prato, o Mateus recomendou a cerveja Rauchbier e o som da banda de indie rock Tokyo Police Club, que, apesar do nome, é canadense como o prato.Preparo1. Cozinhe o peito de frango na pressão com um pouco de sal por 20 minutos. Acrescente alho poró, cenoura e uma cebola cortada em 4 e use esta água para uma canja. Siga as instruções de segurança da panela, retire e o frango e desfie-o. Em uma frigideira com azeite, doure a cebola por 5 minutos. Acrescente o Alho. Logo após acrescente o frango, lombo canadense em cubinhos e as colheres de páprica. Deixe o sabor apurar e o lombo tostar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Prepare uma assadeira e coloque os ramequins sobre ela. Disponha o Frango com Lombo até 4 cm antes do topo do ramequin. Coloque a massa folhada por cima e pressione o dedo contra a borda fazendo uma cola. Pincele a gema sobre a massa folhada e faça um furo para o vapor sair. Asse por cerca de 25 a 30 minutos no forno a 200ºC ou até que a massa fique no ponto. Tá pronto!

Ingredientes (2 pessoas)

400g de peito de frango cortados em iscas, cozidos na pressão e desfiados

150g de lombo canadense

01 cebola grande cortada em petit brunoise

02 dentes de alho picados

50ml de creme de leite leve

03 colheres de chá de páprica defumada

02 peças de massa folhada com diâmetro 5 cm além do seu ramequin

01 gema de ovo batida