Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Chef de cozinha monta sua própria horta em casa

O chef Felipe Schaedler passou a cultivar uma pequena horta com ingredientes variados e supervisionados por ele próprio e usar os ingredientes em seus pratos servidos no Restaurante Banzeiro, localizado em Manaus  

O chef Felipe Schaedler iniciou sua pequena horta no Restaurante Banzeiro há um mês e pouco. Dali, ele tira ingredientes para compor seus pratos

O chef Felipe Schaedler iniciou sua pequena horta no Restaurante Banzeiro há um mês e pouco. Dali, ele tira ingredientes para compor seus pratos (ERICA MELO)

Os pratos do Restaurante Banzeiro estão com um sabor mais “orgânico” desde o início deste ano. Aproveitando o espaço nos fundos da casa, o chef Felipe Schaedler, passou a cultivar uma pequena horta com ingredientes variados e supervisionados por ele próprio. “Não dá trabalho e acaba sendo uma terapia”, diz. Pois a praticidade de se ter em casa o que muitas vezes precisamos ir ao supermercado ou feiras para adquirir, não é prioridade dos grandes chefs ou de quem tem quintal em casa: a horta orgânica é um cantinho charmoso adaptável aos mais variados espaços.

Segundo Schaedler, a ideia veio da dificuldade em encontrar com frequência certos temperos que inclusive não chegava a utilizar em grandes quantidades. “São coisas que é melhor ter em quantidade pequena pois estragam super rápido e às vezes só se usa para finalizar um prato. As ervas que tenho aqui, vou tirando aos poucos e consumindo na hora”, explica o chef, que lá cultiva broto de beterraba, broto de coentro, menta (por aqui conhecida como “Vick”), pimenta murupi, folha doce e alfavaca. “Ainda quero plantar cipó alho e ingredientes regionais variados”.

A funcionária pública Akerna Corado fez a mesma coisa na sacada do seu apartamento. Lá, ela cultiva manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim e pimenta malagueta. Livres de agrotóxicos, as hortaliças fazem parte de suas receitas de todo dia. “A gente não sabe quanto tempo esses ingredientes ficam armazenados nos supermercados. Eu consigo sentir uma diferença grande no sabor”, compara.

O fato de morar em apartamento não atrapalhou nem um pouco a empreitada de Akerna: ela optou pela configuração vertical da horta e completou com alguns vasinhos no chão. Para ela, o resultado ficou ótimo. “Além de dar um charme na varanda, ainda é super útil, uma mão na roda”.

Cuidados

Felipe Schaedler diz que gosta de cuidar pessoalmente de sua horta, repassando os cuidados apenas quando está sem tempo. Ele rega-a duas vezes por dia, de manhã e à noite, evita exposição ao sol e à chuva em demasia. Akerna Corado também procede da mesma forma. De acordo com a paisagista especialista em jardinagem orgânica e Feng Shui, Marizeth Estrela, uma rega diária é suficiente para as mudas se desenvolverem.

“A terra deve estar úmida, nunca encharcada. Esse cuidado na quantidade de água favorece a cultura e também evita que a água da rega escorra pela parede”, aponta, completando que também borrifar a água sobre as espécies ou molhar as mãos na água e sacudi-las sobre as culturas imitando o efeito da chuva é uma alternativa para não machucar as mudas mais sensíveis.

O espaço ideal para a implantação da horta não precisa ser grande, mas definitivamente precisa ser bem iluminado. “É importante dar prioridade a áreas próximas a janelas ou mais ventiladas”, diz Marizeth. Quem disse que pra ter alimentos sempre fresquinhos é preciso sair de casa?