Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Companhia teatral explora as ‘coisas do amor’ em espetáculo realizado em Manaus

Cartolas Produções estreia nesta quinta-feira (4), no Sinttel, o espetáculo ‘Primeiro Quarto’ que ficará em temporada durante todo o mês de setembro

Allícia Castro e Jean Palladino estão no elenco da montagem inédita

Allícia Castro e Jean Palladino estão no elenco da montagem inédita (Erika Guedes )

Observações sobre o amor e relacionamentos são a matéria-prima do espetáculo “Primeiro Quarto”, que a Cartolas Produções estreia nesta quinta-feira, dia 4, às 20h, no Sinttel (rua Alexandre Amorim, 127, Centro), com ingressos a R$ 10. O trabalho ficará em cartaz no mesmo local e horário durante todo o mês de setembro. A direção é de Danilo Reis e o elenco é formado pelos atores Allícia Castro e Jean Palladino (que assina o texto).

De acordo com Reis, “Primeiro Quarto” põe em cena temas como a procura incessante pelo amor e como a busca por ele é, por vezes, um motivo para fugir de si, do outro e do mundo. Ele entrou em contato com um embrião do texto de Palladino ainda no ano passado. “Estávamos nos reunindo para estudar dramaturgia junto com outras pessoas, e nesses encontros apresentávamos alguns textos. Foi numa vez dessas que o Jean mostrou um esboço da peça e eu já fiquei ligado”, lembra.

Danilo, sentindo que já era hora de ter a sua primeira experiência como diretor de teatro, pediu que Palladino o avisasse assim que concluísse o texto. “Iniciamos um primeiro processo no fim do ano passado, mas não vingou. Fui para São Paulo fazer um curso e, quando voltei para cá em abril, retomamos o trabalho. Pisamos no acelerador e a montagem saiu”, conta Reis, que só esbarrou na dificuldade em conseguir espaços para ensaiar.

“Como é minha primeira direção, estou ansioso para ver o que o público vai achar. Dirigir é uma coisa muito louca e imprevisível. Eu tinha uma outra ideia sobre isso”, comenta ele. “Trabalho originalmente como ator, e minha direção acaba sendo o olhar de um ator pensando em como seria a cena. Além disso, é interessante ver os amigos atuando enquanto eu estou ali administrando tudo”. O artista diz ter gostado tanto da experiência que já pensa em repeti-la em breve.

TOQUE DE CLOWN

Segundo Reis, “Primeiro Quarto” também bebeu na fonte da filosofia clown, até pesquisa que ele, Allícia e Palladino desenvolvem no segmento da palhaçaria com o projeto “Clowntidiano”. “Desde o começo do processo eu sempre falava que esse trabalho seria muito pessoal, com elementos do que cada um pensa em relação ao amor e relacionamentos. Isso tem muito a ver com o trabalho do clown, que tem uma personalidade individual e intransferível”.

Não foi somente esse princípio que norteou a criação da peça. “Algumas cenas ficaram parecendo gagues de clown”, justifica o diretor, que classifica o trabalho como um “drama contemporâneo”. “Ele agrega muito do que a gente observa no cotidiano em relação ao relacionamento a dois”.

Do beijo à discussão

“Primeiro Quarto” explora as relações afetuosas de um homem e uma mulher que habitam o mesmo espaço, mas se desencontram entre os desejos e desprazeres da relação a dois. Do simples ato do beijo às discussões ferozes, da ausência física aos carinhos exacerbados, a obra teatral carrega uma dramaturgia absurda – característica explorada nos textos de Jean –, o que não necessariamente implica em uma cênica irreal; muito pelo contrário, o naturalismo foi o caminho encontrado para dar forma às atuações, figurinos, maquiagens e iluminação.

Integram a equipe do espetáculo: a bailarina e coreógrafa, Hamyle Nobre, que fez a preparação corporal, o ator Victor Kaleb, que fez a preparação vocal, e o ator e diretor Francis Madson, que colaborou no figurino e prestou assistência de visual. No futuro, a Cartolas Produções pretende levar o espetáculo a residências particulares em outras zonas de Manaus e realizar uma circulação fora do Amazonas.

Serviço

Onde Estreia da peça “Primeiro Quarto”, da Cartolas Produções

Onde Sinttel (rua Alexandre Amorim, 127, Centro)

Onde Quinta-feira, dia 4, às 20h

Quanto R$ 10