Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Compositor Pedro Cesar Ribeiro apresenta show em Manaus

A agenda de apresentações, que passará por quatro cidades da região Norte - Manaus, Belém, Santarém e Macapá -, inicia no dia 20 de junho, na capital amazonense

Ribeiro defende editais de cultura específicos para a região amazônica

Ribeiro defende editais de cultura específicos para a região amazônica (Divulgação)

Selecionado no edital “Programa Amazônia Cultural”, do Ministério da Cultura, o projeto de circulação do show “Igarapé dos Currais” vai divulgar o CD do compositor parintinense Pedro Cesar Ribeiro, lançado no ano passado, e passará por quatro cidades da região Norte: Manaus, Belém, Santarém e Macapá. A agenda de apresentações inicia no dia 20 de junho, na capital amazonense. O espaço que receberá o projeto é o Café Teatro (av. 7 de setembro, Centro, ao lado do Basa), a partir das 19h, com entrada gratuita.

“Igarapé dos Currais” reúne canções que retratam a vida cotidiana e cenários da Amazônia, a partir da criação e interpretação originais de Pedro Cesar e de uma concepção musical contemporânea e universal da temática regional. Ao todo, o álbum traz 13 faixas, sendo nove autorais.

O show será apresentado com os músicos que participaram da gravação do CD: Célio Vulcão (arranjos e teclados), Gilson de Souza Vulcão (arranjos, violão e guitarra), Hudson de Souza (contra-baixo), Leonardo Pimentel (percussão) e Ênio Prieto (sax). As cantoras Ianayra e Lívia Ribeiro também farão participação especial.

VIABILIZAÇÃO

O artista comemora o fato de o seu projeto ter sido o único do Amazonas a ser selecionado no edital do MinC, na modalidade circulação de show musical. Ao todo, o edital lançado em agosto de 2013, com resultado divulgado há dois meses, contemplou 88 propostas dos diversos Estados da região, em várias modalidades nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais, sendo oito de artistas amazonenses.

Sobre a premiação, Pedro Cesar comenta que a iniciativa do Ministério da Cultura vem cobrir uma lacuna no que se refere ao estímulo à produção cultural na região, especialmente no Amazonas.

“Considerando o alto custo logístico para circulação de shows musicais pela Amazônia, devido às grandes distâncias entre os municípios, o eixo ‘Circulação e Intercâmbio’ do edital Amazônia Cultural vem atender uma importante demanda dos artistas amazônidas que querem divulgar o seu trabalho, mas encontram dificuldade em conseguir patrocínio por parte da iniciativa privada ou do poder público em nível estadual ou municipal”, afirma Pedro Cesar.

Segundo ele, a regionalização de editais públicos voltados para a área cultural, nos moldes do Programa Amazônia Cultural, deveria servir como exemplo a ser seguido por outras instituições públicas, como Caixa, Banco do Brasil, Correios e Petrobras.

“Esta é a única forma de viabilizar trabalhos mais abrangentes, que incluam apresentações nos municípios da região. Os editais locais são raros e quase sempre aportam recursos insuficientes para a produção e circulação dos espetáculos. E tanto a formação de público como o intercâmbio de informações entre os artistas da região são fundamentais para o fortalecimento da identidade cultural de um povo”, observa.

Serviço

O quê: Show “Igarapé dos Currais”, de Pedro Cesar Ribeiro

Onde: Café Teatro, av. 7 de setembro, Centro, ao lado do Basa

Quando: Dia 20 de junho, a partir das 19hquanto Entrada franca