Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Conheça espaços voltados aos amantes de literatura, cafezinhos e boa cia em Manaus

Ambientes aconchegantes e direcionados ao conhecimento cultural e intelectual são as dicas deste sábado (15), para você, leitor, que não dispensa um bom 'café gourmet'

Ana Guerra, proprietária do Café com Texto, é apaixonada por literatura e arte

Ana Guerra, proprietária do Café com Texto, é apaixonada por literatura e arte (Reprodução)

Um cafezinho, um livro e uma boa companhia para jogar conversa fora. A combinação é perfeita para quem gosta de ambientes aconchegantes e direcionados ao conhecimento cultural e intelectual. Essa é a proposta do Café com Texto, espaço gourmet e literário, inaugurado há um mês em Manaus.

“O lugar possibilita ao cliente um bom café, numa louça boa, ler bons livros e ter um canto para desfrutar dessa tranquilidade. Não tem televisão aqui, graças a Deus, e nunca terá. Esse não é um lugar para assistir telenovelas e partidas de futebol, e sim para ler, conversar ou ficar em silêncio sepulcral (risos)”, resume a proprietária Ana Guerra, que, após retornar de um doutorado na França, ficou “alimentando” a ideia de montar o seu próprio café gourmet.

“Morei em Paris durante um ano para fazer meu doutorado. Ficava num lugar rodeado por cafés e sempre parava neles para estudar”, lembra.

Livros e delícias

O acervo do Café com Texto conta com títulos na língua em inglesa, francesa e portuguesa. O espaço oferece deliciosos cafés, chocolates, quiches, crepes, gratinados e saladas, todos com um toque da gastronomia francesa.

Entre as delícias que podem ser saboreadas no local estão carpaccio de carne, quiche lorraine, crepe de queijo, de presunto, gratinados de salmão e camarão. Todos esses quitutes contam com preços acessíveis, assim como o tradicional café expresso.

Decoração

Outro destaque são as paredes do café, que ganharam vida por meio de diversos poemas de escritores brasileiros e de outras nacionalidades. Por onde se caminha, o visitante se depara com arte, cultura e muito conhecimento.

“As pessoas ficam surpresas ao adentrar o local. Elas não estão acostumadas com esse tipo de ambiente aqui na cidade. Na verdade, eu o criei porque queria oferecer ao público um espaço onde se poderia unir livros e café, com boa música e vinhos”, relata a empresária.

A casa, localizada na avenida Umberto Calderado Filho, 955, funciona de terça-feira a sábado, das 14h às 22h, com estacionamento próprio. Mais informações, curiosidades e novidades podem ser conferidas por meio da fanpage Café com Texto (www.facebook.com/cafecmtexto?fref=ts) ou pelo número (92) 8414-4168. Vale a pena se deliciar com os quitutes e livros deste lugar encantador.

Novo conceito

Com a ideia de oferecer um café diplomado, de qualidade e pontuação superior, inaugura no próximo dia 18 de março, no Manauara Shopping, piso Castanheiras, o Molen Cafés Especiais, loja dos sócios-proprietários Maurício Santis e Caroline Nyenhuis. No dia 18, a loja abre apenas para convidados, formadores de opinião e fornecedores. No dia 19, o Molen estará aberto ao público, no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h. O café é marcado pela diversidade de sabores, que dependem da origem da produção dos grãos, clima, altitude, colheita.

Parceiro do Molen, o Lucca Cafés Especiais é o fornecedor do blend que agrupa as melhores características dos grãos provenientes das regiões do Cerrado e Sul de Minas. O blend do Molen tem o máximo de aroma e sabor, sendo composto de cafés da Fazenda Alto Cafezal do Cerrado Mineiro, que tem notas de caramelo e chocolate, em perfeito equilíbrio com o café da Fazenda Carmo Estate, do Sul de Minas, que acrescenta doçura e acidez delicada.

Cafés literários famosos

Em São Paulo, as unidades da Livraria Cultura contam com o V. Café, charmoso café gourmet do Grupo Viena, controlado pela International Meal Company (IMC). Entre os produtos oferecidos, destaque para as bebidas especiais, como os quentes Caramel Macchiato, com calda de caramelo, leite vaporizado e espuma de leite e Nutella Macchiato, com Nutella, leite vaporizado e espuma de leite. No Rio de Janeiro, o destaque vai para o Café Severino, situado na livraria Argumento (Leblon), o qual oferece uma variedade de doces e sanduíches, além de opções diárias de café da manhã.