Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

'Grande Dança Brasil 2014' realiza flash mobs em espaços públicos de Manaus

Ação, capitaneada pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur nas cidades-sede da Copa, promove as mobilizações a partir do dia 18 de junho, na capital

Coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur

Coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur (Divulgação)

Manaus e as demais cidades-sede da Copa do Mundo irão receber o Grande Dança Brasil 2014, iniciativa que vai promover uma série de flash mobs – mobilizações instantâneas – em espaços públicos nas capitais do Mundial, de amanhã até o dia 13 de julho. A proposta do projeto é mostrar a diversidade da cultura brasileira, atingindo públicos de diferentes faixas etárias, aptidões e classes sociais. A realização é do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O Grande Dança Brasil é capitaneado pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur, que se dividiram na elaboração das coreografias a serem apresentadas em forma de flash mob. Eles também estarão presentes aos ensaios, abertos a todos que queiram participar, e das performances em cada cidade. Ao todo, serão 48 apresentações.

Em Manaus, os flash mobs estão agendados para acontecer no dia 18, quarta-feira, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa; dia 22, no Complexo Turístico Ponta Negra; e no dia 25, no Teatro Amazonas. Todas as apresentações acontecem às 11h. As datas dos ensaios ainda não foram definidas, mas uma videoaula de Carlinhos de Jesus está disponível no site do projeto, no endereço http://grandedancabrasil.cultura.gov.br/.

‘A cara do Brasil’

Carlinhos de Jesus, que criou a coreografia a ser executada em Manaus e em outras cinco cidades, conta que buscou retratar o País reunindo um pouco de cada região em movimentos de dança. “Quis mostrar exatamente o que é o Brasil. Minha coreografia é um mix de lambada, forró, xaxado nordestino, samba e ciranda de Itamaracá. É como uma caminhada, como se saísse do Rio para Manaus, depois para Salvador, ou Recife, e por aí vai. Achei que se trouxesse um pouco de cada região poderia trazer uma aproximação grande com as pessoas”, declarou o coreógrafo carioca, em entrevista à reportagem por telefone.

De Jesus também incluiu referências do boi-bumbá parintinense na coreografia: “Peguei uma movimentação do boi de Parintins com uma alusão de movimentos de braços, o que é algo marcante nas coreografias parintinenses”, antecipa ele.

A coreografia, informa De Jesus, é simples e não requer acompanhante. “A proposta é que o transeunte, quem vir o vídeo ou mesmo quem passe por lá no dia possa fazer”, explica o artista. O objetivo, afinal, é traduzir um pouco do que é ser brasileiro: “A ideia é que as pessoas dancem e mostrem para o mundo como o brasileiro é. O projeto quer mostrar nossa diversidade brasileira, musical, étnica, mostrar o que é o Brasil: um país alegre, mestiço, bem receptivo”.