Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Literatura Fantástica e Dia Nacional dos Semideuses movimentam fãs de Manaus

Dois dos best-sellers voltados ao mundo da fantasia acontecem em breve na capital estimulando ainda mais a imaginação e a criatividade de seu público peculiar

A série literária “Percy Jackson” (que virou filme) inspirou o Dia Nacional dos Semideuses

A série literária “Percy Jackson” (que virou filme) inspirou o Dia Nacional dos Semideuses (Divulgação)

A imersão em um mundo de fantasia, repleto de criaturas surreais, superpoderes e cenários inventados, de certo, é uma das fórmulas que mais dão certo na literatura infanto-juvenil. Os milhões de fãs no mundo inteiro formam um elo tão forte com os best-sellers do gênero, que quando decidem se reunir no plano real, surgem eventos de proporções igualmente impressionantes. Dois destes acontecem muito bem breve: o primeiro, marcado para este sábado (9) é o Encontro de Fãs do gênero Literatura Fantástica, na Saraiva Megastore; e o segundo, o Dia Nacional dos Semideuses em Manaus, no Parque dos Bilhares no dia 9 de agosto.

Voltado especialmente para a divulgação dos livros “A espada de Shannara”, de Terry Brooks e “A filha do sangue” de Anne Bishop, o Encontro de Fãs do gênero Literatura Fantástica é promovido pela da editora Saída de Emergência Brasil em conjunto com a Arqueiro e Sextante. Acontece este fim de semana em 23 cidades brasileiras, à exceção de Florianópolis, que receberá o evento apenas no dia 26/07. Aqui na capital baré, quem irá mediar a reunião é Mayara Tashiro, 19, do blog literário “Silêncio Contagiante” (silenciocontagiante.wordpress.com/). Ela explica que boa parte dos entusiastas da leitura fantasiosa se conhecem por conta das redes sociais, então a ideia é trazê-los para uma confaternização ao vivo.

“Boa parte das discussões literárias acontecem nas redes sociais. Queremos chamar outras pessoas, aumentar esse círculo, incentivar o pessoal a ler mais. E para quem já lê bastante, confraternizar”, explica Mayara, que é estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A programação do encontro inclui bate-papo, sorteio de brindes, quiz a respeito dos livros e até um concurso de cosplays - neste, os participantes devem usar apenas fantasia medievais.

Semideuses

Na série literária Percy Jackson, o personagem homônimo é filho de um deus do Olimpo (Poseidon) e de uma mortal, sendo, portanto, um semideus, um meio-sangue. Seus fãs mais dervorosos costumam se autoidentificar como também semideuses e em Manaus irão se reunir para reproduzir a ideia do “acampamento dos semideuses”, descrito no livro. Trata-se da segunda edição do evento, de alcance nacional, intitulado Dia dos Semideuses e que ocorre simultaneamente em 18 cidades do Brasil.

A extensa programação acontece dia 9 de agosto, no Parque dos Bilhares e inclui diversos desafios baseados nos capítulos dos livros de Percy Jackson. Para cumpri-los serão formadas equipes, ou melhor, cortes, a exemplo do descrito na série. Quem está à frente da organização do dia aqui na capital amazonense é o universitário de Pedagogia, Rômulo Neto, 22. Ele explica que mais de 300 pessoas já confirmaram presença por meio do evento criado no Facebook (www.facebook.com/events/1425552457709931/). O número já é maior do que o público do ano passado, que foi de 200 presentes.

“Temos um fã-clube chamado XII Legião Fulminata Manaus. Quem faz parte dele, já tem a sua corte. Mas quem quiser ir direto ao evento, a gente indica na hora a pessoa para uma equipe. E dentro destas cortes, há subgrupos que serão formados na hora”, adianta Neto.

Novas amizades

Ambos os eventos, a exemplo de boa parte de encontros literários, envolvem um público vasto e variado unido, acima de tudo, pela paixão pela leitura. O interesse em comum ajuda a aumentar cada vez mais os círculos de amizade ali nascidos, fortalecendo uma geração que se propõe a sair da frente da televisão e do computador para dar chance aos livros.

Segundo Rômulo Neto, Percy Jackson pode ser somente uma porta de abertura para outras leituras, sejam de ficção ou não.

“Como se trata de mitologia grega, um assunto que praticamente todo mundo gosta, Percy Jackson ajuda a trazer pessoas ao mundo literário. E por começarem a amar a leitura, acabam lêem todos tipo de livro”, opina o universitário.

Mayara Tashiro frisa que a receptividade não é problema para quem ainda não está integrado aos grupos de leitura da cidade. Com tanto assunto em comum, ela diz ser quase impossível se sentir desenturmado.

“São eventos divertidos e as pessoas recebem super bem, pois têm muito em comum. Não temos qualquer barreira de comunicação”, diz. Que tal dar uma chance à oportunidade, ou melhor, duas?

Serviço

O quê: Encontro de fãs do gênero Literatura Fantástica

Onde: Livraria Saraiva (Manauara Shopping)

Quando: sábado (19), a partir das 15h

Quanto: gratuito

Info: www.facebook.com/events/281066862064528/

O quê: Dia Nacional dos Semideuses em Manaus

Onde: Parque dos Bilhares

Quando: 9 de agosto, a partir das 14h

Quanto: gratuito

Info: www.facebook.com/events/1425552457709931/