Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Festival de Teatro realiza espetáculos diários no bairro Praça 14, em Manaus

Iniciativa do Ponto de Cultura Batukada realiza a terceira edição do Festival, até o dia 30 de agosto, na quadra de esportes do bairro localizado na Zona Sul

Edições anteriores do evento aconteceram em 2010 e 2012

Edições anteriores do evento aconteceram em 2010 e 2012 (Arquivo AC)

A partir deste domingo, dia 24, um dos bairros mais tradicionais de Manaus vai dar lugar, mais uma vez, a uma extensa programação voltada para as artes cênicas. Até o dia 30 de agosto, o Ponto de Cultura Batukada realiza a terceira edição do Festival de Teatro da Praça 14, com espetáculos diários, sempre às 19h, na quadra de esportes do bairro (rua Emílio Moreira).

Toda a programação é gratuita e as peças têm classificação livre. Estão confirmadas as companhias: ArtBrasil, Arte-Mythos, ArtCena, Gato Carcará, Grupo de Estudos e Pesquisa de Artes Cênicas Itacoateatro (Itacoatiara), e ainda Oscarino Varjão, criador do personagem Peteleco e morador do bairro há 47 anos.

A abertura do festival, no domingo, ficará por conta da Cia. de Teatro ArtBrasil, que apresentará na Praça 14 a comédia infantojuvenil “O Cavaleiro da Armadura de Sol”, sucesso de público em Manaus. Com texto e direção de Ana Cláudia Motta, o espetáculo conta a história de um famoso e destemido cavaleiro que descobre, num belo dia, que está preso em sua própria armadura.

Não conseguindo retirá-la por meios tradicionais, é obrigado a ir em busca do Mago Merlin. Ao encontrá-lo, é orientado a partir em uma jornada no caminho da Verdade, à procura de três castelos. O que não sabe o cavaleiro é que essa jornada, aparentemente acontecida em lugares ermos, dá-se dentro de si próprio – fato que se traduz num grande aprendizado e na mais difícil de todas as suas aventuras. No elenco estão os atores Tamiris Lima, Robson Ney e Roberto Carlos Júnior.

“O cavaleiro da Armadura de Sol” recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Pesquisa de Linguagem no 9º Festival de Teatro da Amazônia, em 2012, e foi contemplado no Paic da Prefeitura de Manaus, em 2011, e no Proarte, da Secretaria de Cultura (SEC).

DIFUSÃO

O festival tem o objetivo de integrar a comunidade do bairro e de outras localidades, proporcionando arte, lazer e entretenimento à população, além de valorizar e fomentar o mercado cultural amazonense.

De acordo com a Associação Batukada, a expectativa é que o fluxo no festival seja de 300 pessoas por espetáculo, número que deve ser incrementada com a participação maciça dos professores e alunos da Escola Luizinha Nascimento, que farão um trabalho sobre o festival para as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Educação Artística.

O evento contará ainda com a presença do Grupo de Capoeira do Ponto de Cultura Batukada “Dendê Maruó”, que vai realizar a apresentação antes dos espetáculos.

O Festival de Teatro da Praça 14 é realizado bianualmente desde 2010 e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3307-9499.

Formação gratuita

O festival é apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura Batukada, que realiza desde 2007 atividades de arte educação, oferecendo cursos gratuitos de música, informática e capoeira, tendo beneficiado mais 5.000 pessoas de todas as partes de Manaus.

Atualmente, o Ponto de Cultura está com inscrições abertas para um curso de formação de DJs, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas iniciam no dia 1º de setembro e a matrícula é gratuita. Mais informações pelo telefone (92) 3307-9499 ou na sede da associação: rua Emílio Moreira, 1.209, Praça 14.

Programação

Domingo, 24

“O Cavaleiro da Armadura de Sol” - Cia. ArtBrasil (Manaus)

Segunda, 25

“A lenda da cobra Norato” - Cia Arte-Mythos (Manaus).

Terça, 26

“Contos e Cantos Amazônicos” - Cia. ArtCena (Manaus)

Quarta, 27

“O Palhaço e a Bailarina” - Grupo de Estudos e Pesquisa de Artes Cênicas Itacoateatro (Itacoatiara)

Quinta, 28

“De salto alto” - Cia. ArtCena (Manaus)

Sexta, 29

“Oscarino & Peteleco” - Oscarino Peteleco (Manaus)

Sábado, 30

“O casamento da filha de Lampião e Maria Bonita” - Cia Gato Carcará (Manaus)

Serviço

O quê 3º Festival de Teatro da Praça 14

Quando 24 a 30 de agosto, sempre às 19h

Onde Quadra de Esportes do bairro (rua Emílio Moreira)

Quanto Acesso gratuito