Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Grupo Garimpo apresenta espetáculo documental ‘Tudo sobre minha avó’ em Manaus

Realidade e ficção se misturam no espetáculo que será realizado pela primeira vez na cidade. As apresentações acontecem neste fim de semana no Caua

Equipe de criação conta com Marina Mercier e Ricardo Libertini, também diretor

Equipe de criação conta com Marina Mercier e Ricardo Libertini, também diretor (Claudio Serpentini e Germando Silva/Divulgação )

Um encontro entre atores e plateia, em tom caseiro e intimista, é o que espera o público que for conferir o espetáculo “Tudo sobre minha avó”, criação coletiva do Grupo Garimpo (RJ), que está de passagem por Manaus. As apresentações acontecem neste fim de semana e cotinuam no próximo (confira datas e horários ao lado), sempre no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua). Estão em cena os atores Marina Mercier e Ricardo Libertini, que abrem seus baús de memórias familiares para compartilhar histórias de suas avós maternas, uma expriência entre a realidade e a ficção.

Nascido em Manaus, mas radicado no Rio há mais de 10 anos, Libertini conta que a ideia para o trabalho veio em 2012, quando o grupo saiu de férias – ele e Vanessa Leal (também amazonense e colaboradora textual) vieram para Manaus e Marina seguiu para Cataguases, em Minas Gerais. Na volta para a capital fluminense, junto com o embrião do espetáculo, eles levaram entrevistas, fotos e roupas de suas respectivas avós.

“’Tudo sobre minha avó’ vem de uma pesquisa nossa sobre a intimidade, e nesse trabalho resolvemos enfocar muito a família”, explica Libertini, que assina a direção. “Tudo foi concebido para ser apresentado dentro de casas e apartamentos, justamente porque queríamos estar mais próximos do público”. O clima informal fica ainda mais completo quando eles servem chá, suco ou café para as “visitas”.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Manaus é outro assunto recorrente nas falas de Ricardo ao longo da apresentação. “Falo de uma cidade de outro tempo, com outro ritmo e costumes. No fim das contas, começamos a reconhecer nas nossas avós mulheres de uma determinada geração, e o interessante é justamente esse diálogo entre as duas épocas. Geralmente, quem assiste se reconhece muito nas nossas próprias avós”, explica o ator, que está ansioso para sentir a reação do público.

A avó dele ainda terá um papel especial ao longo das apresentações agendadas em Manaus. “Ela vai fazer algumas intervenções, o que vai acabar ajudando na atualização do material dramatúrgico. Para nós, var ser um jogo novo, porque ela não é atriz, vai ser minha vó em cena, algo que nunca testamos”, acrescenta o neto.

Segundo Libertini, Manaus é a sexta cidade a receber “Tudo sobre minha avó”, que já foi apresentado mais de 50 vezes em diversos locais (além de casas e apartamentos): salões de centros culturais, asilos, presídios e casas para deficientes visuais. Também começa por aqui uma turnê que só terminará no fim do ano em Cataguases, terra natal da companheira de cena Marina Mercier.

Como o espaço no Caua será limitado a 50 pessoas, os ingressos devem ser reservados pelo Facebook e retirados na bilheteria até 30 minutos antes da abertura da sala.

Serviço

O que: “Tudo sobre minha avó”, do Grupo Garimpo (RJ)
Onde: Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro)
Quando: Dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de março (sextas e sábados, 20h; domingos, 19h); sessões extras: 15 e 22 de março, às17h30
Quanto R$ 10 (meia)