Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Grupo Magiluth se apresenta pelo Palco Giratório em Manaus

Trupe de pernambucano traz a Manaus a sua montagem de 'Viúva, porém honesta', de Nelson Rodrigues, dando continuidade de espetáculos nacionais

Circulação do espetáculo marca a comemoração dos 10 anos do grupo

Circulação do espetáculo marca a comemoração dos 10 anos do grupo (Divulgação)

Dando continuidade à circulação de espetáculos nacionais pelo projeto Palco Giratório, o Serviço Social do Comércio (Sesc) traz a Manaus o Grupo Magiluth, de Pernambuco, que apresentará a peça “Viúva, porém honesta” neste domingo, dia 7, no Teatro da Instalação (rua da Instalação, com Frei José dos Inocentes, Centro), às 19h. Na próxima terça-feira, dia 9, a companhia leva ao município de Parintins uma outra peça do seu repertório, “Aquilo que meu olhar guardou pra você”. A entrada é gratuita.

“Viúva, porém honesta” é uma peça de Nelson Rodrigues que foi encenada pela primeira vez em 1957. O espetáculo adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com seus personagens chegando a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.

O espetáculo é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife. Apontado pela crítica especializada como um dos principais jovens grupos do país, o Magiluth investe na obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues ainda na onda de homenagens ao seu centenário de nascimento, comemorado em 2012.

O Grupo aposta no despojamento de cena, na qual a precariedade dos elementos impulsiona os atores ao jogo teatral. Todos os personagens são revezados pelos seis atores que executam a montagem que fica a cargo do diretor Pedro Vilela. O elenco é formado por Giordano Castro, Lucas Torres, Erivaldo Oliveira, Mario Sergio Cabral e Pedro Wagner.

ENREDO

A história se passa quando o Dr. J.B. de Albuquerque Guimarães, diretor do jornal “A Marreta”, um dos jornais mais influentes do país, não consegue convencer sua filha única, Ivonete, a deixar de velar seu marido morto, Dorothy Dalton, e voltar a ter uma vida normal, uma vez que tem apenas 15 anos e pode se casar de novo e lhe dar netos.

Estando a filha irredutível e desejosa de permanecer enviuvada, o Dr. J.B. contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para dissuadi-la da ideia e voltar a querer se casar.

PROJETO NACIONAL

O Palco Giratório é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com as unidades regionais, que promove a circulação das artes cênicas por todas as regiões do Brasil. Na edição deste ano, participam do projeto 20 grupos selecionados por meio de curadoria.

Desde abril, Manaus já recebeu os espetáculos “Homens de Solas de Vento”, da Cia. Solas de Vento (SP), “Uma flor de dama”, do Coletivo As Travestidas (CE), a intervençao urbana “Cegos”, do Desvio Coletivo (SP), e “Qualquer coisa a gente muda”, que trouxe à cidade a dama da dança brasileira, Angel Vianna. Depois do Grupo Magiluth, ainda passará por aqui o espetáculo “Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare e a cultura”, do Grupo Garajal (CE), encerrando a agenda do Palco Giratório no Amazonas.

Serviço

O quê Espetáculo “Viúva, porém honesta”, do Grupo Magiluth (PE)

Onde Teatro da Instalação (rua da Instalação com Frei José dos Inocentes, Centro)

Quando Domingo, dia 7, às 19h

Quanto Gratuito