Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Mudança nas estreias de cinema inicia na quinta-feira (13)

Os lançamentos desta semana nos cinemas do País passarão a acontecer às quintas, em vez das sextas-feiras, conforme anunciado feito pela Feneec

“Alemão”, de José Eduardo Belmonte, deve chegar às salas nesta quinta

“Alemão”, de José Eduardo Belmonte, deve chegar às salas nesta quinta (Divulgação)

As estreias de cinema previstas para esta semana no circuito nacional vão chegar mais cedo às salas de exibição. A partir do dia 13, os lançamentos nos cinemas do País passarão a acontecer às quintas, em vez das sextas-feiras. Anunciada há duas semanas pela Federação Nacional de Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), a novidade busca oferecer novas opções para o público cinéfilo e alavancar o desempenho de alguns filmes nas bilheterias.

“A mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. Eles ganham mais um dia de boca a boca”, declarou o presidente da Feneec, Paulo Lui, por ocasião do anúncio.

Dia animado

Ainda de acordo com Lui, a nova estratégia para estreias irá oferecer mais alternativas na agenda de entretenimento. “Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia. A partir de 13 de março, o cinema entra também no cardápio de opções da quinta-feira”, opinou.

A novidade já vai valer para filmes como o brasileiro “Alemão”, de José Eduardo Belmonte, ou “Ninfomaníaca - Parte 2”, do dinamarquês Lars von Trier, previstos para estrear esta semana.

Mudança afeta pouco

Estratégias à parte, a alteração na data de estreia dos filmes não deve mexer muito com a agenda dos fãs de cinema. Aí se inclui a psicóloga Marília Desideri, para quem ir ao cinema não é necessariamente um “programa de fim de semana”. “Vou em segundas, terças, sábados nos primeiros horários. Vou quando posso e, claro, quando acho que vai estar mais vazio. Ter uma estreia numa quinta-feira, portanto, não vai mudar muito, pois para mim todo dia é dia de ver filmes”, diz.

Também é o caso do produtor audiovisual Marcos Tupinambá. “Para mim não muda muita coisa, pois em geral aguardo alguns dias após os lançamentos para assistir aos filmes com mais tranquilidade”, declara ele.

Público maior

Marília, também criadora da comunidade virtual “Cinemologia Manaus”, por outro lado acredita que a nova estratégia das empresas de exibição do País pode fazer a diferença para aquelas pessoas que fazem questão de ver os lançamentos assim que entram em cartaz. “Talvez por ser numa quinta-feira, isso vai separar o público que vai para a estreia porque quer muito ver aquele filme e está esperando há séculos daquele público que saiu de casa para fazer um programa de fim de semana e não vai valorizar tanto o silêncio, a paz dentro do cinema”, opina.

Tupinambá compartilha da opinião de Marília, e acresce que a mudança deve efetivamente impulsionar a bilheteria na véspera do fim de semana: “Servirá para mobilizar o público para um dia que não é tão frequentado como a sexta, que teria um público certo por causa do fim de semana. De qualquer maneira deve impactar quantitativamente no público que frequenta as salas às quintas”.