Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Musculação pode reduzir risco de diabetes em mulheres, segundo cientistas

Os especialistas já conheciam os benefícios da prática de exercícios aeróbicos regularmente, no entanto o estudo de Harvard sugere que a musculação e exercícios de resistência sejam adicionados à rotina feminina

Quem vai dizer que um corpo sarado não é importante, não conte com Isadora Moraes e Natália Barros

As mulheres que fazem no mínimo uma hora por semana de musculação tiveram uma redução maior no risco de diabetes (Evandro Seixas)


O ato de levantar pesos, fazer flexões ou qualquer exercício similar de resistência muscular pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes em mulheres, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard.

Cerca de 100 mil mulheres americanas foram acompanhadas durante oito anos por pesquisadores que chegaram à tal conclusão. No que diz respeito especificamente à diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico.

As mulheres que fazem no mínimo 150 minutos por semana de musculação tiveram uma redução maior no risco de diabetes, se comparada com mulheres que não praticam exercício algum. Elas reduziram em um terço as chances de desenvolverem diabetes 2.

Os especialistas já conheciam os benefícios da prática de exercícios aeróbicos regularmente, no entanto o estudo de Harvard sugere que a musculação e exercícios de resistência sejam adicionados à rotina feminina para garantir uma maior proteção.

Os pesquisadores não garantem perfeição no estudo, pois os mesmos entrevistaram apenas enfermeiras, em sua maioria de etnia caucasiana, e levaram em conta apenas os dados que as mulheres lhes passavam, sem ter como checá-los.

No entanto, eles disseram que os resultados são compatíveis com outras pesquisas que analisaram esses quesitos em grupos de homens. Eles acreditam que uma massa muscular mais desenvolvida funciona como um amortecedor contra diabetes.

Isso porque o diabetes do tipo 2 se desenvolve quando células que produzem insulina passam a funcionar mal ou quando a insulina produzida não age como deveria.


Portanto, não custa nada aderir a prática de musculação para controlar e evitar a diabetes.