Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Oficina de Escritores agrega futebol e produção textual no Centro Educacional Literatus

Aproveitando o ensejo da Copa do Mundo de 2014, o projeto trabalha este ano com o tema ‘Torcedor Legal’. Os textos dos alunos serão publicados em Agosto

O projeto também é uma maneira de conscientizar os futuros torcedores

O projeto também é uma maneira de conscientizar os futuros torcedores (Euzivaldo Queiroz)

Desde 2001, o Centro Educacional Literatus (CEL) realiza o projeto educacional Oficina de Escritores com seus alunos do ensino fundamental e médio. Neste ano, aproveitando o ensejo da Copa do Mundo, o tema trabalhado é “Torcedor Legal”, tendo como base o Estatuto do Torcedor e abordando situações como a entrada no estádio, jogadores, torcida, arbitragem do jogo, entre outros.

Nesta edição, o projeto visa a discussão sobre os direitos e deveres dos torcedores, por meio de oficinas de texto que irão resultar na publicação de livros cujos próprios alunos serão os autores. Assim, além de incentivar a linguagem escrita, o aluno pode exercitar também a expressão dramática.

De acordo com Kamila Gonçalves, supervisora do ensino fundamental, os alunos iniciaram seus trabalhos no mês de março. “A partir dos debates em sala de aula e das imagens oferecidas, nós começamos a trabalhar. São textos sobre o respeito às diferenças, diversidade cultural, pluralidade cultural e os ganhos da nossa cidade com a realização da Copa do Mundo”, disse a educadora.

“Observamos com este projeto uma maior interação e socialização entre as crianças. Eles também começaram a trabalhar a argumentação e a defender seus próprios pensamentos. Além disso, com o saber prévio de cada personagem da história (policial, bombeiros, jogadores, entre outros), eles começaram a criar, o que é muito bom para a língua portuguesa, porque desenvolve o pensamento lógico complexo”, destacou a supervisora, informando ainda que os próprios estudantes digitam seus textos que serão impressos.

Propostas

Um dos destaques das obras literárias será a segurança nos estádios, sempre lembrando que futebol combina com diversão e não com briga. Outro assunto abordado na atividade será a de invadir o campo, prática que já foi mais comum e, com as novas leis do Estatuto do Torcedor, vem diminuindo significativamente.

Sentimento

O livro será lançado no dia 12 de agosto, durante um grande evento. Segundo Kamila, os alunos sentem orgulho de terem participado do projeto como autores. “Eles ficam felizes e se sentem capazes. A autoestima também fica favorecida”, garante.