Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Nesta Páscoa, igrejas apostam em espetáculos que contam os últimos dias de Jesus

Para honrar a tradição, as igrejas apostam - com crescente profissionalismo - em peças e musicais que revivem nos palcos a saga de Cristo rumo à salvação

“A Saga do Calvário” é apresentada todos os anos no Japiim

“A Saga do Calvário” é apresentada todos os anos no Japiim (Divulgação)

Apesar de remeter a um sentimento extasiante, “paixão” em verdade vem do latim “passio”, que significa sofrimento. É o termo usado para definir toda a angústia e dor vivida por Jesus Cristo no momento de sua morte. Com a proximidade da Páscoa, seus últimos momentos na terra e, em seguida, sua ressurreição reforçam-se no imaginário público, e para honrar a tradição, as igrejas apostam - com crescente profissionalismo - em peças e musicais que revivem nos palcos a saga rumo à salvação.

O feriado que se aproxima é uma ótima oportunidade de conferir de perto estes espetáculos religiosos. Pelo 14º ano consecutivo, será encenada em frente à Paróquia Santíssima Trindade (Japiim I) a “Saga do Calvário” com o tema “Na Santa Cruz, nos deu a Vitória”. A peça promete emocionar o público, abordando os milagres, ensinamentos de Jesus e a dolorida crucificação - tudo apresentado ao ar livre durante 1h30.

A comunidade paroquial é responsável pela encenação, desde os personagens como também a produção. No total, estão envolvidas 60 pessoas de todas as idades. “A Saga do Calvário” é um evento fixo no calendário da comunidade desde 1999.

Musical de tradição

Com uma equipe formada por 340 pessoas, o musical “Paixão pela Vida” começou pequeno, na década de 1970 - e vem evoluindo a cada ano. Essencialmente, engloba uma diversidade de segmentos artísticos, como dança, teatro e música, cujas criações são originárias dos próprios membros da Igreja Presbiteriana de Manaus.

As apresentações acontecem a partir desta quinta-feira ã (17) até domingo (20), sempre às 19h30. De acordo com o supervisor geral do espetáculo, o pastor Wellighton Farias, o grande destaque do musical nesta edição é a maior interação dos participantes do teatro com o público.

“Os atores irão passar pelo meio das pessoas, parar, e tocar, se for o caso. Por exemplo, na versão bíblica da cena em que Pedro nega Jesus, ele se aquece em uma fogueira. Como não teremos fogueira, ele vai estar transitando e negando a Cristo no meio do público”, disse Farias, frisando que a estimativa de público é de 2 mil pessoas por noite.

Duas sessões

Na sexta (18) e no domingo (20) o público pode conferir o sacrifício de Jesus em favor da salvação da humanidade por meio do musical “A Paixão de Cristo”. As sessões são realizadas na Igreja Adventista do Lírio do Vale 1 pelo grupo “Geração Vocal”.

As duas sessões são fruto da demanda do público que prestigia o espetáculo todos os anos.

A Igreja estima receber mais de 800 pessoas para o musical, em que o grupo estreia figurino novo e conta com a troca de vários cenários durante a apresentação. No repertório musical estão 10 músicas que serão apresentadas e acompanhadas por encenações, iluminação especial, jogos de fumaça e luz negra.

Serviço

O quê: Espetáculo Teatral Saga do Calvário

Onde: Paróquia Santíssima Trindade – Rua 13, Japiim I

Quando: Nesta quarta, às 19h

Quanto: Gratuitoo quê: Musical “Paixão pela Vida”onde: Espaço Pedras Vivas (Av. Pedro Teixeira, 2650, Chapada)

Quando: Amanhã a domingo, às 19h30

Quanto: 1 kg de alimento não-perecível que pode ser trocado por um ingresso nos pontos de coleta

O quê: Musical Paixão de Cristo

Onde: Igreja Adventista do Lírio do Vale (Rua vale do sol, 28 - Lírio do Vale 1)

Quando: 18 e 20, às 19h

Quanto: Gratuito