Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Professora Ierecê Barbosa lança romance paradidático em contextos amazônicos

A obra ‘Os Anjos Também Surtam’, que é o 21º livro da autora e seu primeiro romance, será lançada neste sábado (05) na Livraria Saraiva em Manaus

O livro é o primeiro romance da autora, que começou a escrevê-lo no ano de 2006 e terminou-o recentemente

O livro é o primeiro romance da autora, que começou a escrevê-lo no ano de 2006 e terminou-o recentemente (J. Renato Queiroz )

Um suicídio misterioso envolvendo uma jovem universitária e os esforços feitos para desvendar os motivos desta tragédia poderia ser o enredo de um livro de Agatha Christie, porém, ao mergulhar o drama em contextos amazônicos, a professora Ierecê Barbosa mostra originalidade em “Os Anjos Também Surtam”, seu 21º livro. O lançamento deste está marcado para o sábado (5), às 17h30, no Espaço Cultural Thiago de Mello da Livraria Saraiva (Manauara Shopping).

A escritora define a obra como um romance paradidático, e, apesar da intimidade com a carreira literária, é o primeiro que Ierecê escreve nesse estilo. Por conta disto, a obra ficou, em suas palavras, “maturando” desde 2006 até os dias atuais. “Um amigo meu, que é professor de Letras, disse que o romance é como se você jogasse uma pedra no lago e formam-se aquelas ondas em círculo. O romance é assim, tudo deve estar conectado, bem amarrado. Isso foi um desafio para mim, daí porque talvez eu tenha segurado um pouco o lançamento”, diz a autora.

Os elementos regionais inseridos por Ierecê permeiam todos os dez capítulos de “Os Anjos Também Surtam”, servindo o estado do Amazonas como uma espécie de divã - na trama, conceitos como depressão, transtorno bipolar, vampirizarão, inibição, dentre outros, são evidenciados. Segundo a autora, trata-se de uma obra que pode ser aproveitada tanto para o ensino de graduação (Psicologia, Filosofia ou Letras, ela sugere) como para leitura pura e simples.

Incursão nas letras

Ao contrário de boa parte dos escritores, Ierecê Barbosa não nasceu com o dom de escrever. Pelo contrário – este foi cultivado com muito esforço e dificuldades pelo meio do caminho. Ela aprendeu a ler muito nova, antes mesmo de saber segurar no lápis, e em pouco evoluiu para um estágio deveras avançado para sua idade.

“Aos sete anos eu já lia fotonovelas. Quando fui para escola, já sabia ler muito bem e escrever não me interessava. Tive muita dificuldade. Minha mãe foi fundamental para me ajudar a vencer isto. Mas até hoje sinto que penso muito mais rápido do que escrevo”, recorda Ierecê.

Hoje, com a titulação de doutora em Educação e após 21 livros, a autora é prova viva de como o amor pela literatura também auxilia na superação. No momento, mais outras duas obras estão no forno - “O homem que jantava sozinho”, com lançamento previsto para novembro, e “O Leilão”, para 2015 ou 2016. A produção não para.

Sobre a autora

Ierecê Barbosa é licenciada em Pedagogia, bacharel em Comunicação Social, Psicanalista Clínica, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (aposentada); Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Obras da autora

1987

Sonhos de Papel: poesias ();

1993

Pingos de Ternura: poesias

1994

A Primeira Chuva: 1994 crônicas

1996

Favor Transmitir ao Destinatário: uma análise semiológica dos avisos de rádio no Amazonas. Manaus/AM, EDUA, 1996. (Dissertação de Mestrado);

1997

Sabor ZF: poesias

2005

Tempo de Aprender: uma abordagem psicopedagógica sobre as dificuldades e os transtornos da aprendizagem Manaus/AM. UEA Edições, 2005;

2005

Papagaios no Varal: a comunicação intra e interpessoal no processo educativo. Manaus/AM. UEA Edições, 2005;

2006

Chão de Fábrica: ser mulher operária no Polo Industrial de Manaus - PIM Manaus/AM. Ed. Valer, 2006. (Tese de Doutorado);

2007

Diário de Classe: Terapia Cognitiva Comportamental a serviço dos educadores. Manaus/AM. EUA Edições, 2007.

2014

Os Anjos Também Surtam: um romance psicopedagógico. Curitiba. Editora Aprris, 2014.

E mais 10 livros, em coautorias.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Os Anjos Também Surtam”, de Ierecê Barbosa

Quando: Sábado (5 de julho), às 17h30

Onde: Espaço Thiago de Mello da Livraria Saraiva (Manauara Shopping)