Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Novas temporadas de programas de culinária são sucesso no Brasil

Inédito ‘MasterChef’, que terá a jornalista Ana Paula Padrão como apresentadora, veteranos ‘Que Marravilha!’ e ‘Cozinha Prática’ exploram o universo da gastronomia

Ana Paula Padrão faz sua estreia como apresentadora em “MasterChef”

Ana Paula Padrão faz sua estreia como apresentadora em “MasterChef” (Divulgação)

Pessoas passando mal, tumulto e corre-corre. Mais parecia que uma estrela do rock passeava por um shopping de São Paulo em julho deste ano. Mas não, na verdade, quem causava toda aquela confusão era o confeiteiro Buddy Valastro, estrela do programa “Cake Boss”, do canal Discovery Home & Health. O reality de competição, fenômeno de audiência no mundo, fomentou as emissoras de TV a apostarem num segmento até então considerado “batido” nas grades de programação: as séries de culinária. E os números não mentem, no Brasil, somente neste segundo semestre, pelo menos quatro atrações que exploram o universo da gastronomia ganharam o sinal verde para serem exibidas.

Franquia televisiva de competição culinária que estreou em julho de 1990 no Reino Unido, “MasterChef” já foi exportada para mais de 40 países e vai ao ar em pelo menos 200 territórios. No Brasil, com estreia prevista para o final de agosto ou início de setembro, na Band, o programa será apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, que, auxiliada pelos chefs Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça, terá a árdua tarefa de escolher o melhor cozinheiro amador dentre 16 participantes. O vencedor leva para casa um prêmio em dinheiro, além da oportunidade de abrir o seu próprio restaurante.


Depois de preparar delícias para os mais variados cenários com o seu “Que Marravilha!”, o chef que ajudou a revolucionar a Nouvelle Cuisine (ou Nova Cozinha Francesa) no País, Claude Troisgros, comanda, ao lado de seu fiel escudeiro Batista, o especial com quatro episódios “Que Marravilha! Risotos e Sobremesas”. Na atração, o espectador vai contar com as dicas da dupla para aprender a preparar um bom risoto, com direito a uma sobremesa nova a cada episódio. O programa estreia dia 21 deste mês, às 20h30 (horário de Manaus), no GNT.

Nos mesmos dia e canal, Olivier Anquier comanda a segunda temporada de “Cozinheiros em Ação”. Todo capítulo, os candidatos, que não são chefs profissionais, enfrentam provas temáticas que têm o preparo de comida caseira como base. Os concorrentes são avaliados pelo rigoroso júri da competição, formado por Ivan Achcar, Mônica Rangel e Renata Vanzetto. A atração vai ao ar às 19h30.

PRATICIDADE


Desta vez com episódios de meia hora, a multifacetada Rita Lobo debutou este mês, também no GNT, o terceiro ano do seu “Cozinha Prática”. No programa, exibido todas as segundas-feiras, a partir das 19h30, a autora de vários livros sobre gastronomia ensina a fazer receitas voltadas para o dia a dia, com um preparo simples, mas sempre com um toque especial. Em entrevista ao BEM VIVER, ela comentou um pouco sobre o boom que a área sofreu nos últimos anos: “Parece que é um modismo, mas na verdade é uma necessidade da vida nos dias de hoje. As pessoas, no Brasil mais especificamente, passam a ter menos ajuda em casa e externa e precisam pôr a mão na massa”, defendeu Rita.

Em maio deste ano, a apresentadora lançou a obra “Pitadas da Rita”, a quarta da carreira. Para a publicação, ela buscou um formato que inspirasse seus leitores. “Não queria fazer capítulos organizados de maneira tradicional, com todas as entradas agrupadas, depois os pratos principais, etc. Fiquei imaginando que seria legal a pessoa folhear o livro e, de repente, dar de cara com uma picanha assada, logo depois do bolo de laranja. Coloquei todas as fotos em uma tela gigante e enxerguei um arco-íris: resolvi organizar as receitas pela cor predominante da foto e dividi o livro em quatro capítulos, cada um de uma cor, cada cor com uma intenção”, explicou.

Além do trabalho como escritora, Rita também foi pioneira ao criar um site com receitas exclusivas para web, o Panelinha. A página completa 15 anos de existência no ano que vem. “Há quase 20 anos escrevo receitas, converso com esse público e fico sabendo sobre os hábitos alimentares de gente de toda parte do País. Não é à toa que as receitas do Panelinha, sejam elas minhas ou de outros autores, funcionam! A gente criou um método para testar e ensinar receitas de uma forma que, até quem nunca ferveu água para o café, consiga cozinhar. E isso me dá muito orgulho”, finalizou.

Galã na cozinha


Apresentador do programa “Tempero de Família” (GNT, quintas-feiras, 19h), o ator Rodrigo Hilbert lança o livro “As deliciosas receitas do Tempero de Família”. O galã transporta para a obra, com 49 receitas e fotos dos bastidores da atração para ensinar a fazer um delicioso salame caseiro ou um bolo de aipim que sua avó servia no café da tarde, a mesma irreverência com que apresenta a atração. Sua marca registrada é mesclar simplicidade no preparo das iguarias e descontração na hora de contar casos divertidos relacionados às receitas. O resultado é uma comida para alegrar a alma. Todas as receitas desse catarinense vêm embaladas pela filosofia de que é possível chegar à chamada “comfort food” com ingredientes sem sofisticação, fáceis de encontrar em bons supermercados.