Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

UEA celebra Dia Internacional da Dança com eventos em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) organiza eventos com performances de diversos grupos e artistas de Manaus para evidenciar a considerada 2ª Arte

Grupo de dançarinos celebram a 2º Arte em Manaus

Grupo de dançarinos celebram a 2º Arte em Manaus (Arquivo AC)

O Dia Mundial da Dança, celebrado na terça-feira, 29, não poderia passar em branco na capital amazonense. Responsável por reunir multidões em suas apresentações, seja no palco do Teatro Amazonas ou nos vários espaços culturais que compõem a cidade, a considerada 2ª Arte estará em evidência nos próximos dias. Neste sábado (26), como parte da programação da “Semana do Dia Internacional da Dança”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro de Convivência do Idoso receberá o “Intercâmbio de dança aérea”, com performances de diversos grupos e artistas de Manaus. O encontro está agendado para começar às 18h.

No domingo, o especial da UEA começará mais cedo. A partir das 10h, a Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT, na Rua Leonardo Malcher, nº 1.728, Centro) receberá uma série de atividades, como as oficinas de lira e tecido circense, ministradas pelos professores João Arthur e Osvaldo Malaquias, respectivamente. Mais tarde, às 14h, no mesmo local, acontecerá a mesa redonda “A dança aérea no contexto da arte contemporânea”. Encerrando a programação do dia, a partir das 18h, em frente ao anfiteatro da Ponta Negra, a coreógrafa Yara Costa coordenará um flash mob.

Na véspera do Dia Mundial da Dança, o professor João Arthur retorna à programação na ESAT. Desta vez, ele ministrará um workshop de trapézio, às 14h. A programação seguirá na universidade, com bate-papo e apresentações, até as 19h, quando os alunos do 5º período do curso de Dança discorrerão sobre a vida de duas brilhantes dançarinas: Isadora Duncan e Martha Graham. Por fim, na terça-feira, os artistas João Fernandes e Márcio Brás são os convidados para a palestra “Plano Nacional de Cultura - Dança”. O debate acontece no miniauditório do 4º da ESAT. A partir das 18h, em frente à instituição, o público poderá conferir uma nova edição do flash mob de Yara Costa. Informações: (92) 3878-4411.

AULAS NO PARQUE

Foi caminhando no Parque Senador Jéfferson Péres (Av. Sete de Setembro, Centro) que o ex-dançarino do grupo Carrapicho, Hudson Praia, entrou em contato com as diversas atividades oferecidas no local, como aulas de alongamento e ginástica. “Eu havia engordado 40 kg e resolvi mudar de vida”, conta ele, que também já trabalhou com o Pop da Selva Arlindo Jr. “Lá, conheci diversas pessoas que, assim como eu, praticavam alguma atividade física. E numa conversa, quase como brincadeira, surgiu a ideia de criarmos uma aula de dança”, acrescenta. A partir daí, o dançarino deu início ao projeto “Dançar - Nossa dança em qualquer lugar”.

De segunda a quinta-feira, sempre às 19h, Hudson e a companheira de Carrapicho, Ianael Santos, ministram aulas de dança gratuitas em três espaços abertos da capital: CSU do Parque Dez, no campo de areia; Ponta Negra, próximo à barraca do Bob’s; e Parque Jéfferson Péres, perto da bandeira do Amazonas. “Já faço essas aulas há uns seis meses e perdi 30 kg. Mudei completamente de vida”, diz o dançarino, orgulhoso. “Ao final de cada aula, as pessoas vão lá comigo e me agradecem pela iniciativa, dizendo o quanto que a atividade está fazendo bem para elas. Agora, todos possuem um estilo de vida mais saudável”, completa.