Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Votação do Prêmio Xibé da música amazonense agora será realizada pelo público

A partir de segunda (1) o público poderá indicar, via internet, os músicos que irão concorrer a terceira edição da premiação, que está marcada para 13 de dezembro

A organização da festa é do Portal Xibé

A organização da festa é do Portal Xibé (Divulgação/Ulisses Silva )

A terceira edição do Prêmio Xibé, que anualmente reconhece os músicos amazonenses cujo trabalho enriquece a cena autoral local, trará consigo uma mudança fundamental. Antes concentrada nas mãos dos organizadores (formados pela equipe do Portal Colaborativo Xibé), a eleição dos melhores será feita, agora, pelo público. A partir da próxima segunda-feira (1) será possível indicar, por meio do site do evento (www.premioxibe.com.br), quem se destaca dentro da respectiva categoria onde atua. A premiação está marcada para 13 de dezembro durante uma grande festa no Espaço Cultural Arte e Fato.

O internauta terá a possibilidade de indicar quais artistas, em sua opinião, fazem jus ao título de melhor Vocalista, Baixista, Guitarrista, Baterista e qual a melhor música do ano (e seu respectivo compositor). Para tanto, será preciso preencher um formulário, mostrando mídias onde é possível conhecer mais do trabalho dos indicados.

Paralelamente, o júri técnico (formado por curadores ligados à cultura e à produção musical do Amazonas) fica responsável por escolher a Revelação 2014; o Voto de confiança para 2015; Menção honrosa; Melhor festa e Melhor banda. As escolhas podem ser realizadas até o dia 15/09. A organização do Xibé tem até dia 18/09 para entrar em contato com os indicados e, assim, montar a lista com os finalistas.

A partir daí, os concorrentes oficiais podem mobilizar fãs, amigos e entusiastas para a votação online (a ser feita no mesmo portal), que perdura até 14/11. Vence quem tiver o maior número de votos e os ganhadores serão conhecidos apenas no dia da premiação.

Canal aberto

Segundo o responsável pela tecnologia do Portal Xibé, Vitor Paiva, neste primeiro momento de indicação não há restrição quanto ao número de participantes. “A ideia é justamente dar destaque para quem ainda não teve a oportunidade de sair na mídia. É uma oportunidade para mostrar o seu trabalho e concorrer. Quanto mais gente participar, melhor”, disse.

De acordo com a idealizadora do projeto, a jornalista e produtora cultural Renata Paula, o advento da votação democrática era apenas questão de tempo. “Do final do ano passado para cá, o Xibé está fidelizando sua equipe, então só agora conseguimos montar uma plataforma para que as pessoas interajam”, explicou.

União de outras artes

A música é o foco principal do Prêmio Xibé, no entanto, não será a única expressão artística inserida na premiação marcada para dezembro. Segundo Renata, haverá também a participação do grafiti e a exibição de curta-metragens inéditos ou recém-lançados por diretores locais. O cineasta amazonense Aldemar Matias Júnior é presença garantida no evento.

“A gente espera que a noite de premiação seja uma grande confraternização da música, com artistas, produtores culturais e fãs unidos em uma só festa”, disse a organizadora.

Regras para indicação

O público poderá votar uma vez por dia em cada uma das categorias; Os indicados para concorrer ao Prêmio Xibé tem de desenvolver, necessariamente, trabalho autoral;Precisam residir no Estado do Amazonas há pelo menos 2 anos; Os indicados que tiverem 16 ou menos, caso ganharem em alguma categoria, devem receber o prêmio no dia do evento acompanhado de algum dos responsáveis legais.

Vencedores de 2013

Melhor Música Lotação/ Dpeids

Melhor Festa Mama Rock

Revelação 2013 Jander Manauara

Voto de confiança para 2014 Maotrajados

Melhor Vocalista Glauber Rico/ Nekrost

Melhor Baterista Anastácio Júnior/ Alaídenegão/Infâmia/Troncho

Melhor Guitarrista Elias Ferreira/ 00:00

Melhor Baixista Deco Admir Tiago/ Linha Rasta/Livre Prisionero

Menção Honrosa DJ MC Fino

Melhor Banda Infâmia